Vendas 3T17

Vendas líquidas totalizaram R$10,9 bilhões, +8,1% vs. 3T16, explicado por:

  • Expressivo crescimento do Assaí de 25,2% na receita líquida e 7,7% no conceito ‘mesmas lojas’. Apesar da forte deflação, o Assaí apresentou o melhor crescimento combinado de volume e fluxo de clientes dos últimos trimestres
  • Multivarejo atingiu crescimento de vendas ‘mesmas lojas’ de 0,6%, com destaque para a recuperação das vendas e volumes na bandeira Pão de Açúcar. O Extra Hiper continuou a apresentar a melhor performance dentre os formatos, com ganhos de market share(*)
  • Aceleração do ritmo de conversões: 4 lojas convertidas no trimestre, totalizando 9 lojas desde o 4T16, que tiveram seu faturamento elevado em cerca de 3,0
  • Multivarejo e Assaí continuam ganhando market share(*) no trimestre

Multivarejo

– O Multivarejo apresentou continuidade dos ganhos de market share(*) acumulando mais de 12 períodos consecutivos, melhoria de tendência de volumes e clientes ao longo do trimestre evidenciando o sucesso e maturação das políticas comerciais implementadas;

– O Programa Meu Desconto atingiu cerca de 3 milhões de downloads do aplicativo, aumentando a base de clientes fidelizados em 1 milhão. As promoções do programa já estão presentes em cerca de 25% das cestas dos clientes da bandeira Pão de Açúcar e em aproximadamente 20% das cestas na bandeira Extra;

– Recuperação da bandeira Pão de Açúcar decorrente das estratégias comerciais lançadas desde o final do 2T17: destaque para o programa Meu Desconto, ação Juntou & Trocou, revisão de sortimento e lançamento dos produtos icônicos;

– O Extra Hiper continuou a apresentar a melhor performance ‘mesmas lojas’ dentre as bandeiras, com evolução da tendência de volume e fluxo de clientes no mesmo patamar do 2T17. O desempenho foi afetado pela deflação alimentar, porém continua sendo alavancado pelas categorias de não alimentos como resultado das iniciativas principalmente em celular, além de bazar, eletro e têxtil.

Assaí

– Sólido crescimento de vendas totais de 25,2% em função do bom desempenho das novas lojas e do crescimento ‘mesmas lojas’ de 7,7%, apesar do intenso impacto da deflação de alimentos no trimestre (IPCA alimentos no domicílio passou de 16,3% no 3T16 para -4,5% no 3T17) e forte base de comparação;

– Antecipando esse contexto deflacionário, foram implementadas iniciativas comerciais na bandeira, como desenvolvimento de outras categorias, que resultaram no melhor desempenho em termos de aumento de volume combinado a fluxo de clientes dos últimos trimestres;

– As lojas convertidas registraram um alto crescimento de faturamento de cerca de 3,0x. No 3T17, foram inauguradas cinco lojas, sendo quatro conversões e uma orgânica.

(*) Multivarejo e Assai: crescimento acima do mercado segundo dados da Nielsen para cada segmento.

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