Administração

Conselho de Administração

De acordo com nosso Estatuto Social, nosso Conselho de Administração consiste em, no mínimo, 3 (três) e no máximo 12 (doze) membros. Os seus membros reúnem-se em caráter ordinário seis vezes ao ano e em caráter extraordinário, sempre que convocados. Os seus membros precisam ser nossos acionistas e são eleitos para mandatos de dois anos nas assembleias gerais de acionistas.

As responsabilidades do conselho incluem a condução do processo de governança corporativa, a eleição dos nossos diretores e a supervisão da alta administração. Atualmente, nosso Conselho de Administração é formado por 9 membros.

Somos administrados pelo nosso Conselho de Administração e pela nossa Diretoria. Nenhum de nossos conselheiros é parte em um contrato de trabalho prevendo benefícios quando da rescisão do contrato.

Membros do Conselho Cargo Data de eleição Término do Mandato
Jean-Charles Henri Naouri Presidente 27.04.2022 AGO 2024
O Sr. Jean-Charles Henri Naouri é membro do Conselho de Administração da Companhia desde 2005. É também presidente e diretor presidente do Grupo Casino, presidente de sua empresa-mãe, a Euris S.A.S., e presidente do Conselho de Administração da Cnova. O Sr. Naouri também possui os seguintes cargos: presidente do Conselho de Administração da Rallye S.A., membro do Conselho de Administração da F. Marc de Lacharrière FIMALAC S.A., vice-presidente do Casino Group Corporate Foundation e presidente da Euris Foundation. Em Junho de 2013, o Sr. Naouri foi indicado pelo Ministério das Relações Exteriores da França para ser um representante especial para relações econômicas com o Brasil. Nos últimos 5 anos, ele foi presidente e diretor presidente (até 2013) e membro do conselho de supervisão (até 2013) da Monoprix S.A., diretor presidente da Rallye S.A. (até 2013), presidente da Finatis S.A. (até 2010), e membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da Natixis S.A. (até 2010). De 1982 até 1986, o Sr. Naouri foi chefe da equipe do Ministério Social e da Solidariedade Nacional da França e do Ministério da Economia, Finanças e Orçamento da França. O Sr. Naouri é Inspetor de Finanças do governo francês. O Sr. Naouri possui graduação da Ecole Normale Supérieur e da Ecole Nationale d’Administration e é Ph.D. em Matemática e estudou na Universidade de Harvard.
Arnaud Daniel Charles Walter Joachim Strasser Co Vice-presidente 27.04.2022 AGO 2024
O Sr. Arnaud Strasser está como vice-presidente do Conselho de Administração da Companhia desde 2012 e como membro do Conselho de Administração desde 2010. O Sr. Strasser também é membro do Conselho de Administração da Cnova desde 2014 e Êxito desde 2010. Até 2014, o Sr. Strasser também atuou como membro do conselho de administração da Big C Supercenter plc. Trabalha para o Grupo Casino desde 2007, onde atualmente atua como diretor de desenvolvimento corporativo e interesses em participações acionárias. Até 2009, era o conselheiro do presidente sobre desenvolvimento internacional do Grupo Casino. O Sr. Strasser também atuou como membro do Conselho de Administração da Via Varejo de 2012 até 2019 (onde foi vice presidente de 2013 a 2019), trabalhou no gabinete do Primeiro Ministro da França em 2005, como chefe de missão, e no gabinete de Renaud Dutreil, Ministro francês das empresas e negócios, de 2005 até 2007, como conselheiro especial. O Sr. Strasser tem graduação da Ecole Nationale d’Administration e mestrado da Hautes Etudes Commerciales e Institut d’Estudes Politiques de Paris.
Ronaldo Iabrudi dos Santos Pereira Co Vice-presidente 27.04.2022 AGO 2024
O Sr. Ronaldo Iabrudi foi eleito, em 27.04.2018, Co-Vice-Presidente do Conselho de Administração do GPA, do qual é membro desde 2016, integrando também os Comitês de Governança Corporativa e Sustentabilidade, Recursos Humanos e Remuneração, e Inovação e Transformação Digital. O executivo foi eleito em 23.01.2020, como membro do Conselho de Administração do Grupo Êxito na Colômbia, participando de diversos Comitês, e em 31.12.2020 como Vice-Presidente do Conselho de Administração do Assaí Atacadista, no qual é membro dos Comitês Estratégico e Investimento, Financeiro, Gente e Cultura, e Sustentabilidade. O executivo também ocupa a posição de Vice-Presidente do Conselho de Administração da Cdiscount, com sede em Amsterdam, Holanda. Entre janeiro de 2014 e abril de 2018, foi Diretor Presidente do GPA. Anteriormente, atuou como Presidente do Conselho de Administração da Via Varejo, Presidente dos Conselhos de Administração da Lupatech, Contax e Telemar, e membro do Conselho da Estácio, Magnesita, Cemar, Oi/Telemar, RM Engenharia e Ispamar. Foi CEO da Magnesita de 2007 a 2011 e, de 1999 a 2006, trabalhou para o Grupo Telemar, onde assumiu diversas funções, incluindo CEO da Telemar/Oi e Contax. De 1997 a 1999, o Sr. Iabrudi atuou como CEO da FCA (Ferrovia Centro- Atlântica) e, de 1984 a 1997, como Diretor Financeiro e Administrativo e Diretor de Recursos Humanos no Grupo Gerdau. Ronaldo Iabrudi é sócio das empresas de tecnologia VIAW e Meu Plano; é investidor das startups FestaLab, EducareBox e I.Rancho; e atua também no agribusiness – é proprietário de fazendas e acionista do Agrobanco, Banco da lavoura e Agrobanco de Boa Esperança. Graduado em Psicologia pela PUC-MG (1979), possui Mestrado em Desenvolvimento Organizacional pela Université Panthéon Sorbonne e Mestrado em Gestão de Mudança pela Université Paris Dauphine, Paris – França.
Christophe Jose Hidalgo Membro 27.04.2022 AGO 2024
O Sr. Christophe Hidalgo é membro do Conselho de Administração do GPA, eleito em 28 de dezembro de 2020, integrando os Comitês de Auditoria, Financeiro e Inovação e Transformação Digital. É também membro do Conselho de Administração do Assaí Atacadista, eleito em 31 de dezembro de 2020, no qual integra os Comitês Estratégico e Investimento, Financeiro, Gente e Cultura, e Sustentabilidade. No GPA, ocupou os cargos de Diretor Presidente Interino de novembro de 2020 a março de 2021, responsável por conduzir o processo de cisão entre GPA e Assaí Atacadista, e de Diretor Vice-Presidente de Finanças de abril de 2012 a abril de 2021. Atuou como CFO (Chief Financial Officer) do Grupo Êxito (Colômbia), subsidiária do Grupo Casino, de 2010 a 2012, e atualmente é Membro de seu Conselho de Administração. Após entrar no Casino, em 2000, ocupou vários cargos em finanças e controladoria no Grupo. Como experiência anterior no Brasil, exerceu o cargo de CFO da rede Castorama, entre 1996 e 2000. Christophe é francês, possui bacharelado em direito privado e licenciatura em finanças e contabilidade, ambos na Universidade de Bordeaux (França).
Eleazar de Carvalho Filho Membro Independente 27.04.2022 AGO 2024
O Sr. Eleazar de Carvalho Filho é membro independente do nosso conselho de administração desde 2012 e membro do conselho de administração da Cnova desde outubro de 2014. Sócio fundador da Virtus BR Partners – empresa independente de consultoria financeira – e da Sinfonia Capital, atualmente, o Sr. Carvalho Filho é também Presidente do conselho de administração da Oi S.A. e membro do conselho de administração da TechnipFMC plc, e da Brookfield Renewable Partners. Anteriormente, foi Diretor Presidente do Unibanco Banco de Investimentos, presidente do BNDES e diretor superintendente do Banco UBS – Brasil. O Sr. Carvalho Filho foi Chairman da BHP Billiton Brasil e membro do conselho de administração da Petrobras, Centrais Elétricas Brasileiras, Vale, Tele Norte Leste Participações, Alpargatas, entre outras. É também o presidente do conselho de curadores da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. O Sr. Carvalho Filho é bacharel em economia pela Universidade de Nova York, com mestrado em relações internacionais pela Universidade Johns Hopkins.
Hervé Daudin Membro 27.04.2022 AGO 2024
O Sr. Hervé Daudin é graduado em Ciências Físicas e PhD em Economia pela École Normale Supérieure de Paris e engenheiro graduado pela École Nationale des Ponts et Chaussées. Iniciou sua carreira como economista e foi por 7 anos alto funcionário do Ministério da Economia da França. Depois de ocupar o cargo de Diretor do Grupo Euris (controladora do Grupo Casino), juntou-se ao Grupo Casino em 2003, onde assumiu várias posições executivas nas áreas de estratégia, logística e tecnologia. É atualmente membro do Comitê Executivo e Diretor Executivo de Mercadorias, da Divisão de Agronegócio e da Cadeia de Suprimento, Logística e Sistemas da Informação do Grupo Casino. O Sr. Daudin é membro do Conselho de Administração do Almacenes Éxito (Colômbia), CDiscount (França), Distribution Casino France, European Marketing Distribution, Achats Marchandise Casino e Big C (Tailândia). Foi membro do Conselho de Administração da Via Varejo (Brasil).
Luiz Augusto de Castro Neves Membro Independente 27.04.2022 AGO 2024
O Sr. Luiz Augusto de Castro Neves é membro independente do conselho de administração da Companhia desde 2012. Ele é diplomata de carreira e ingressou no serviço diplomático brasileiro em março de 1967. Atuou como embaixador do Brasil no Japão de 2008 a 2010, na China, na Mongólia e na República Democrática da Coreia de 2004 a 2008, no Paraguai de 2000 a 2004. O Sr. Castro Neves também foi Secretário- Geral Adjunto das Relações Exteriores, presidente do conselho de Administração da Itaipu Binacional e ministro de Estado interino, Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Atualmente, o Sr. Castro Neves é sócio fundador da CN Estudos e Projetos Ltda., Vice-Presidente Emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, Presidente do Conselho Empresarial Brasil-China e membro do Conselho Técnico da Confederação Nacional do Comércio. O Sr. Castro Neves cursou economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e diplomacia no Instituto Rio-Branco, com mestrado em economia pela Universidade de Londres.
Renan Bergmann Membro Independente 27.04.2022 AGO 2024
O Sr. Renan é bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em Engenharia Química Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE. Completou o Programa Executivo da John E. Anderson Graduates School of Management e o Programa Executivo “Making Corporate Board More Effective” da Harvard Business School. É membro do Conselho de Administração do Fogo de Chão, da Paragon – Oklahoma, EUA – e assessor sênior do Grupo Rhone. Foi membro do Conselho de Administração da SLC Participações, do FCC Campo Bom – RS, da CCRR, da Terphane Holdings LLCDelaware, da Almatis B.V. e da UTEX – Houston TX. Foi assessor da New Globe.
Rafael Sirotsky Russowsky Membro Independente 27.04.2022 AGO 2024
O Sr. Rafael Russowsky é Diretor de Desenvolvimento Corporativo e Participações do Grupo Casino desde 2012 e atualmente é membro do Conselho de Administração do Grupo Éxito. O Sr. Russowsky atuou como banqueiro de investimentos especializado em fusões e aquisições e transações de mercado de capitais no Credit Suisse, Morgan Stanley e Oppenheimer & Co. Anteriormente, trabalhou no HSBC e no Banco Safra, com foco em transações de crédito. O Sr. Russowsky é bacharel em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e possui MBA pela Columbia Business School.
Diretoria Estatuária
Membros da Diretoria Cargo
Marcelo Pimentel Diretor Presidente
Marcelo R. Pimentel é um executivo dinâmico com mais de vinte anos de experiência em operações de varejo com um histórico de entrega de resultados em um grupo diversificado de países e culturas. Entende como trabalhar em ambiente estratégico e tático e sabe construir e liderar equipes com foco no cliente foi o CEO das Lojas Marisa de 2019 a 2022. Também foi Diretor de Operações de Varejo de 2017 a 2019 nas Lojas Marisa. De 2015 a 2017, foi Diretor de Operações de Varejo da Drogarias Pacheco. Antes disso, ele trabalhou em cargos executivos de nível sênior para o Grupo Walmart no Brasil e no Reino Unido por mais de 10 anos.
Guillaume Gras Diretor Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores
O Sr. Guillaume Gras trabalha há mais de 16 anos no Groupe Casino e nos últimos 7 passou por funções internacionais: foi CFO do BIG-C Vietnan por quase 2 anos e desde 2016 está no GPA, iniciando como Head de controle financeiro do GPA e desde 2019 como CFO, primeiramente da divisão Multivarejo e, desde março de 2021, do GPA.  Tem passagem pela Ernest & Young e pelo IECD (Instituto Europeu para Cooperação e Desenvolvimento) no Líbano. O Sr. Gras é francês e graduado em 2002 pela EDHEC Business School.
Fréderic Garcia Diretor de Négocios
O Sr. Fréderic Garcia é atualmente Diretor de Negócios da Companhia. Está no Grupo Pão de Açúcar desde 2014. Antes de ingressar na Companhia, trabalhou por 21 anos no Carrefour, em diversos países, como Argentina, Brasil, Portugal e França, sendo diretor comercial no Carrefour Brasil, entre os anos de 2011 e 2014 (1993 – 2014). Bacharelado em Ciências Econômicas e Sociais na Lycée Charles le Chauve (Roissy en Brie/França 1989, pós-graduado em Administração de empresas especialidade Comércio Internacional pelo Institut Européen des Affaires, Paris (1993), e Master Pro-Varejo pela Universidade de São Paulo (2000).
Conselho Fiscal

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, o Conselho Fiscal é um órgão não permanente e, quando instalado, deve ser composto por 3 membros efetivos e igual número de suplentes. O Conselho somente será instalado mediante requisição de acionistas da Companhia.

Membros do Conselho Cargo Data de eleição Término do Mandato
Erick Aversari Martins Membro Efetivo (eleito pelo controlador) 27.04.2022 AGO 2023
O Sr. Eric Aversari Martins é membro efetivo do Conselho Fiscal do GPA desde abril/2020. É professor universitário de ciências contábeis. O Sr. Martins é graduado em Ciências Contábeis pela FEA-USP, Mestrado em Estética e História da Arte (Musicologia) pela ECA-USP, Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP e Pós-Doutor em Contabilidade pela UFES-ES.
Líbano Barroso Presidente – Membro Efetivo (eleito pelo controlador) 27.04.2022 AGO 2023
O Sr. Líbano Barroso é membro efetivo do Conselho Fiscal do GPA desde abril/2020. Ocupou a posição de Vice-Presidente de Operações no GPA em 2016. Atualmente, desde 07/2018, ocupa o cargo de CEO da Rodobens, Grupo Empresarial Financeiro , compreendendo Banco, Consórcio Corretora Seguros, Locação Auto e Varejo Automotivo de marcas líderes, como Mercedes Benz (caminhões e automóveis), Toyota e Hyundai. Desde 2012, é sócio diretor da J2L Gestão de Investimentos S/A. Anteriormente, ocupou diversos cargos executivos. Foi membro do Conselho de Administração da Estácio Participações S/A, da GNDI Intermédica S/A e da Ri Happy Brinquedos S/A. Foi também membro do Conselho de Administração da Via Varejo de 2014 a 2018 e Diretor-Presidente da mesma de 2014 a 2015. Atuou também como  Diretor Presidente da TAM Linhas Aéreas S/A de 2009 a 2012, onde estruturou a joint-venture de LAN-TAM, criando a LATAM Airlines Group, com negociação de ações em bolsa tanto no Brasil, quanto nos EUA, na NYSE, em 2012. Criou, estruturou e liderou o IPO da Multiplus S.A., tornando-se Diretor Presidente da mesma em 2010. Como Vice-Presidente de Finanças e Gestão da TAM, liderou o processo de reestruturação societária durante o IPO na Bovespa e na NYSE, respectivamente em 2005 e 2006. O Sr. Barroso também atuou na CCR – Companhia de Concessões Rodoviárias como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, participando dos estudos iniciais, da criação, busca de sócio estratégico e liderando o IPO, inaugurando o Novo Mercado da Bovespa, do qual foi o primeiro DRI, em 2002. É economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Finanças, pela IBMEC, e pós-graduação em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Doris Beatriz França Wilhelm Membro Efetivo 27.04.2022 AGO 2023
O Sra. França Wilhelm é Bacharel em Economia (UFRGS / 1979). Mestre em Finanças Internacionais pela University of Westminster of London (1996). Possui mais de 30 anos de experiência na área de mercado de capitais, em âmbito nacional e internacional, tendo atuado como economista, executiva de crédito, de investimentos e de relações com investidores em diversos setores. A Sra. Doris possui uma vasta experiência em Conselhos, tendo sido Membro do Comitê Estatutário de Assessoramento do Conselho da Forjas Tauru, Membro Suplente do Conselho Fiscal da BRF S.A., Membro Suplente do Conselho Fiscal da Viver S.A., Membro Suplente do Conselho Fiscal da Terra Santa Agro, Membro Titular do Conselho Fiscal da Renuka do Brasil, Membro Titular Independente do Conselho Fiscal da Azevedo Travassos, Membro Titular do Conselho de Administração da Eldorado Brasil, Membro do Comitê de Governança da Light S.A., Membro Titular Independente do Conselho de Administração da Light S.A, Membro Titular Independente e Presidente do Conselho Fiscal da CVC Brasil, Membro Titular Independente da Gerdau S.A. Atualmente, é Membro Titular Independente da  Pomi Frutas S.A., Membro Titular do Conselho Fiscal da Metalúrgica Gerdau S.A, Membro Titular Independente da Serra Azul Water Park e Membro Titular Independente do Comitê de Auditoria da Bionexo S.A.
Comitê de Auditoria

Suas principais atribuições são analisar e monitorar a qualidade e integridade das informações trimestrais, das demonstrações financeiras e do relatório da administração da Companhia, avaliar a efetividade e a suficiência da estrutura de controles internos e dos processos de auditoria interna e independente da Companhia, tomar conhecimento e analisar as transações com partes relacionadas, avaliar e monitorar as exposições de risco da Companhia, propor a indicação dos auditores independentes bem como sua substituição, e elaborar relatório anual, a ser apresentado juntamente com as demonstrações financeiras, contendo, no mínimo, as seguintes informações: (i) as atividades exercidas no período, os resultados e conclusões alcançados; (ii) a avaliação da efetividade dos sistemas de controles internos e de gerenciamento de riscos; (iii) a descrição das recomendações apresentadas à administração e as evidências de sua implementação; (iv) a avaliação da efetividade das auditorias independente e interna; (v) a avaliação da qualidade dos relatórios financeiros, de controles internos e de gerenciamento de riscos; e (vi) quaisquer situações nas quais exista divergência significativa entre a administração, os auditores independentes e o Comitê em relação às demonstrações financeiras da Companhia. São membros deste comitê: Eleazar de Carvalho Filho (coordenador), Fernando Múrcia, Gisélia da Silva, Renan Bergmann e Christophe Hidalgo.

Comitê de Sustentabilidade e Diversidade

O Comitê de Sustentabilidade e Diversidade, além de zelar pelos interesses da Companhia, no âmbito de suas atribuições, possui as seguintes atribuições: a) sugerir alterações ao seu Regimento, submetendo-as à deliberação do Conselho de Administração; b) assessorar o Conselho de Administração da Companhia em todos os aspectos relacionados à sustentabilidade, inclusive no que se refere a ações que visem fomentar o consumo consciente por parte de seus clientes, fornecedores e colaboradores, inclusive recomendando eventuais mudanças ou revisões das propostas de investimentos estratégicos da Companhia nesse sentido; c) assessorar a gestão eficiente da Companhia e recomendar a adoção de programas de gestão de resíduos, de estímulo a pequenos produtores e de segurança alimentar; d) tomar conhecimento e analisar as transações com partes relacionadas envolvendo a Companhia nos termos previstos na Política para Transações com Partes Relacionadas da Companhia; e) manifestar-se, a pedido do Conselho de Administração ou da Diretoria, sobre situações em que possa configurar-se cenário de conflito de interesses nas atividades da Companhia; f) elaborar o planejamento e assegurar a operacionalização da gestão de riscos, considerando todas as dimensões da estrutura definida, englobando atividades estratégicas, táticas e operacionais da Companhia; g) assessorar o Conselho de Administração na aplicação da metodologia de gestão de riscos na Companhia; h) apoiar o Conselho de Administração na definição do apetite de risco e na definição dos riscos prioritários da Companhia; i) apoiar a Companhia na análise e aprovação da estratégia de gestão de risco; j) assessorar o Comitê de Auditoria e o Conselho de Administração sobre os níveis de exposições dos riscos; k) avaliar a eficácia do processo de gestão de risco na Companhia; l) identificar os riscos decorrentes das mudanças estratégicas e diretivas da Companhia sob decisão do Conselho de Administração; e m) opinar sobre quaisquer outras matérias que lhe sejam submetidas pelo Conselho de Administração, bem como sobre aquelas que considerem relevantes. São membros deste comitê: Arnaud Daniel Charles Walter Joachim Strasser, Helio Mattar, Luiz Augusto de Castro Neves, Rafael Sirotsky Russowsky, Ronaldo Iabrudi dos Santos Pereira.

Comitê de Recursos Humanos e Governança Corporativa

O Comitê de Recursos Humanos e Governança Corporativa, além de zelar pelos interesses da Companhia no âmbito de suas atribuições, possui as seguintes atribuições: a) sugerir alterações ao seu Regimento, submetendo-as à deliberação do Conselho de Administração; b) discutir e propor o modelo de estrutura organizacional da Companhia, a ser submetido à apreciação do Conselho de Administração; c) avaliar e propor ao Conselho de Administração políticas de gestão e desenvolvimento de pessoas, bem como das diretrizes para atração e retenção de talentos; d) identificar, na Companhia e em suas controladas, potenciais futuros líderes e acompanhar o desenvolvimento das suas respectivas carreiras; e) examinar e debater os métodos de recrutamento e contratação adotados pela Companhia e por suas controladas, mediante utilização de companhias brasileiras similares como parâmetro; f) examinar os candidatos a serem eleitos para o Conselho de Administração da Companhia e para os Comitês Especiais, inclusive membros externos, com base na experiência profissional, capacitação técnica, bem como representatividade econômica, social e cultural; g) examinar e recomendar ao Conselho de Administração os candidatos selecionados para a posição de Diretores da Companhia; h) examinar e discutir a política de remuneração dos membros da administração, propondo ao Conselho de Administração os critérios de remuneração, benefícios e demais programas, incluindo programas de opção de compra de ações; i) apresentar periodicamente ao Conselho de Administração a sua avaliação acerca da eficácia das políticas de remuneração adotadas pela Companhia, de modo a aferir a capacidade de referidas políticas de recompensar os bons desempenhos e discriminar desempenhos não-satisfatórios, de acordo com métrica alinhada aos objetivos estratégicos da Companhia, bem como de atrair e reter talentos; j) debater e propor ao Conselho de Administração critérios para a avaliação anual do desempenho dos Diretores da Companhia, mediante utilização de companhias brasileiras similares como parâmetro, bem como apoiar o Conselho de Administração no processo de avaliação, manifestando as suas recomendações para as avaliações individuais da Diretoria da Companhia; k) recomendar e acompanhar a adoção das melhores práticas de governança corporativa, bem como coordenar o processo de implementação e manutenção de tais práticas na Companhia, assim como a eficácia dos processos de governança corporativa, propondo alterações, atualizações e melhorias quando necessário; l) zelar pelo bom funcionamento do Conselho de Administração, da Diretoria e dos Órgãos Auxiliares da Administração da Companhia e pelo relacionamento entre tais órgãos e destes com os acionistas, e, nesse sentido, revisar periodicamente e fazer recomendações ao Conselho de Administração sobre seu funcionamento e competências assim como sobre a Diretoria e sobre os demais Órgãos Auxiliares da Administração da Companhia; m) elaborar ou revisar periodicamente, conforme o caso, o Estatuto Social e os Códigos e Políticas da Companhia, os Regimentos Internos dos Órgãos Auxiliares da Administração, assim como quaisquer outros documentos relacionados à governança corporativa da Companhia, efetuando as recomendações de alteração, críticas e sugestões que entender necessárias ao Conselho de Administração, a fim de mantê-los constantemente atualizados, e em consonância com as peculiaridades da Companhia; n)manter o Conselho de Administração informado e atualizado acerca das normas, bem como acompanhar a implementação de regulamentações e recomendações vigentes e praticadas no mercado, inclusive em relação às normas que venham a ser criadas e impactem as atividades societárias e de mercado de capitais da Companhia; o) minutar, submeter ao Conselho de Administração e revisar periodicamente a Política de contratação da Companhia com suas partes relacionadas, bem como todas as demais políticas necessárias à adoção, pela Companhia, das melhores práticas de gestão e de governança corporativa; p) tomar conhecimento e analisar as transações com partes relacionadas envolvendo a Companhia nos termos previstos na Política para Transações com Partes Relacionadas da Companhia; q) manifestar-se, a pedido do Conselho de Administração ou da Diretoria, sobre situações em que possa configurar-se cenário de conflito de interesses nas atividades da Companhia; r) elaborar o planejamento e assegurar a operacionalização da gestão de riscos, considerando todas as dimensões da estrutura definida, englobando atividades estratégicas, táticas e operacionais da Companhia; s)    assessorar o Conselho de Administração na aplicação da metodologia de gestão de riscos na Companhia; t) apoiar o Conselho de Administração na definição do apetite de risco e na definição dos riscos prioritários da Companhia; u) apoiar a Companhia na análise e aprovação da estratégia de gestão de risco; v) assessorar o Comitê de Auditoria e o Conselho de Administração sobre os níveis de exposições dos riscos; w) avaliar a eficácia do processo de gestão de risco na Companhia; x) identificar os riscos decorrentes das mudanças estratégicas e diretivas da Companhia sob decisão do Conselho de Administração; e y) outras atribuições que venham a ser designadas pelo Conselho de Administração. São membros deste comitê: Arnaud Daniel Charles Walter Joachim Strasser (presidente), Rafael Sirotsky Russowsky, Luiz Augusto de Castro Neves, Ronaldo Iabrudi dos Santos Pereira.

Comitê Financeiro

Suas principais atribuições são revisar a viabilidade financeira/econômica dos planos e programas de investimentos; revisar e recomendar medidas de negociação de qualquer fusão e aquisição ou de qualquer transação semelhante em que estejamos envolvidos, bem como quaisquer de nossas controladas, acompanhando qualquer transação e negociação relativa a tais operações; revisar o fluxo de caixa, política de endividamento e estrutura de capital; acompanhar e supervisionar a implementação e a realização do plano anual de investimentos; acompanhar o custo médio da estrutura de capital e efetuar sugestões de modificações sempre que considerado necessário; e revisar e recomendar oportunidades relacionadas com as transações de financiamento que possam melhorar a estrutura de capital. São membros deste comitê: Eleazar de Carvalho Filho (presidente), Arnaud Strasser, Hervé Daudin, Renan Bergmann e Christophe Hidalgo.

Comitê de Inovação e Transformação Digital

O Comitê de Inovação e Transformação Digital, além de zelar pelos interesses da Companhia, no âmbito de suas atribuições, possui as seguintes atribuições: (i) sugerir alterações ao seu Regimento, submetendo-as à deliberação do Conselho de Administração; (ii) recomendar e acompanhar a adoção das melhores práticas de inovação, bem como coordenar o processo de implementação e manutenção de tais práticas na Companhia, assim como a eficácia dos processos de inovação, propondo alterações, atualizações e melhorias quando necessário; (iii) elaborar ou revisar periodicamente, conforme o caso, quaisquer documentos relacionados à inovação da Companhia, efetuando as recomendações de alteração, críticas e sugestões que entender necessárias ao Conselho de Administração, a fim de mantê-los constantemente atualizados, e em consonância com as peculiaridades da Companhia; (iv) assessorar o Conselho de Administração na análise de tendências tecnológicas e inovações, bem como avaliar projetos, iniciativas e propostas de investimentos da Companhia sob a ótica de inovação; e (v) opinar sobre quaisquer outras matérias que lhe sejam submetidas pelo Conselho de Administração, bem como sobre aquelas que considerem relevantes. São membros deste comitê: Ronaldo Iabrudi (presidente), Christophe Hidalgo, Rafael Russowsky e Cristina Presz.