Administração

Conselho de Administração

De acordo com nosso Estatuto Social, nosso Conselho de Administração consiste em, no mínimo, 3 (três) e no máximo 12 (doze) membros. Os seus membros reúnem-se em caráter ordinário seis vezes ao ano e em caráter extraordinário, sempre que convocados. Os seus membros precisam ser nossos acionistas e são eleitos para mandatos de dois anos nas assembleias gerais de acionistas.

As responsabilidades do conselho incluem a condução do processo de governança corporativa, a eleição dos nossos diretores e a supervisão da alta administração. Atualmente, nosso Conselho de Administração é formado por 9 membros.

Somos administrados pelo nosso Conselho de Administração e pela nossa Diretoria. Nenhum de nossos conselheiros é parte em um contrato de trabalho prevendo benefícios quando da rescisão do contrato.

Membros do Conselho Cargo Data de eleição Término do Mandato
Renan Bergmann Presidente e Membro Independente 11.01.2024 AGO 2026
O Sr. Renan Bergmann é bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em Engenharia Química Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE.
Completou o Programa Executivo da John E. Anderson Graduates School of Management e o Programa Executivo “Making Corporate Board More Effective” da Harvard Business School, especialização em governança corporativa, Compliance e estratégia de pessoas. É membro do Conselho de Administração do Fogo de Chão, com atuação voltada à segurança alimentar e suporte alimentar às famílias dos funcionários afetados pela diminuição de fonte de renda durante a pandemia, bem-estar alimentar e da família, remuneração básica garantida/ segurança da informação/cyber security. Também Membro do Conselho de Administração da Paragon, empresa atuante no setor de filmes plásticos, com foco em um processo produtivo mais econômico do ponto de vista da utilização de recursos. Assessor sênior do Grupo Rhone. Foi membro do Conselho de Administração da SLC Participações e do FCC Campo Bom, com foco de atuação no setor do agronegócio, da CCR – empresa com atuação de infra-estrutura e concessão de rodovias, e da Ranpak -=– empresa produtora de packagin eco-friendly.
Christophe Jose Hidalgo Membro 11.01.2024 AGO 2026
O Sr. Christophe Hidalgo foi Diretor Presidente interino, acumulando as funções de Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores de novembro de 2020 a março de 2021, sendo que foi Diretor Vice-presidente de Finanças da Companhia desde 2012. Atuou como CFO (Chief Financial Officer) do Grupo Êxito (Colômbia), subsidiária do Grupo Casino, de 2010 a 2012. Após entrar no Casino em 2000, ocupou vários cargos em finanças e controladoria no Grupo. Como experiência anterior no Brasil, exerceu o cargo de CFO da rede Castorama, entre 1996 e 2000. Christophe é francês, possui bacharelado em direito privado e licenciatura em finanças e contabilidade, ambos na Universidade de Bordeaux (França).
Philippe Alarcon Membro 11.01.2024 AGO 2026
Foi membro do conselho de administração da Companhia de 2019 a fevereiro de 2021 e membro do Conselho de Administração do Assaí em 2021 e 2022. O executivo é diretor de coordenação internacional do Grupo Casino desde 2011 e ocupou vários cargos nas empresas do grupo desde que ingressou no Grupo Casino em 1983. Depois de ocupar a posição de administrador no Departamento de Finanças do Grupo Casino, ocupou diversas posições como Diretor Financeiro em várias subsidiárias do Grupo Casino, incluindo subsidiárias industriais, supermercados e restaurantes. Iniciou sua carreira internacional na Polônia, onde ocupou por 8 anos a posição de Diretor Financeiro do Casino Polônia, e após, ocupou o cargo de Diretor Presidente de negócios imobiliários. Em 2005, ele voltou à França para ocupar o cargo de administrador geral dos negócios imobiliários do Grupo Casino, até 2011, quando passou a ser Diretor Internacional do Grupo Casino, cargo que ocupou até janeiro de 2021. É também membro do Conselho de Administração do Grupo Éxito desde 2012, membro do Comitê de Supervisão do Green Yellow e Diretor Presidente da Mayland Real State na Polônia. Atualmente, o Sr. Philippe Alarcon não ocupa outros cargos no Grupo Casino além do cargo na Companhia e dos cargos mencionados acima.
Marcelo Pimentel Membro 11.01.2024 AGO 2026
Marcelo R. Pimentel é um executivo com mais de vinte anos de experiência em operações de varejo, tendo sido (i) CEO das Lojas Marisa de 2019 a 2022; (ii) Diretor de Operações de Varejo de 2017 a 2019 nas Lojas Marisa; (iii) Diretor de Operações de Varejo da Drogarias Pacheco de 2015 a 2017. Antes disso, ele trabalhou em cargos executivos de nível sênior para o Grupo Walmart no Brasil e no Reino Unido por mais de 10 anos. Foi eleito como Diretor Presidente do GPA em março de 2022, tomando posse do cargo em 1º de abril do mesmo ano. Atualmente, além de continuar no exercício do cargo de Diretor Presidente, é membro do Conselho de Administração da Companhia e membro dos comitês de assessoramento de Recursos Humanos e Governança Corporativa e de Inovação e Transformação Digital.
Eleazar de Carvalho Filho Membro Independente 11.01.2024 AGO 2026
O Sr. Eleazar de Carvalho Filho é membro independente do conselho de administração da Companhia desde 2012, membro do Comitê Financeiro e do Comitê de Gestão, Pessoas e Sustentabilidade da Companhia. Foi também membro do conselho de administração da Cnova de outubro de 2014 a novembro de 2023. Sócio fundador da Virtus BR Partners – empresa independente de consultoria financeira. Atualmente, o Sr. Carvalho Filho é também membro do Conselho de Administração e dos Comitê de Auditoria da TechnipFMC, com atuação em combustíveis fósseis e da Brookfield Renewable Corporation, com propósito em modelo de negócios em energia de transição, empresa de tecnologia líder de mercado, eólico offshore, hidrogênio verde, com atuação na temática de gestão de riscos. Anteriormente, foi Diretor Presidente do Unibanco Banco de Investimentos, presidente do BNDES e diretor superintendente do Banco UBS – Brasil. O Sr. Eleazar de Carvalho Filho foi Chairman da BHP Billiton Brasil e Membro do Conselho de Administração da Petrobras, Centrais Elétricas Brasileiras, Vale, Tele Norte Leste Participações, Alpargatas, entre outras. Exerce pro Bono a função de presidente do conselho de curadores da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. O Sr. Eleazar de Carvalho Filho é bacharel em economia pela Universidade de Nova York, com mestrado em relações internacionais pela Universidade Johns Hopkins.
Márcia Nogueira de Mello Membro Independente 11.01.2024 AGO 2026
Marcia Nogueira de Mello possui experiência como conselheira de administração e consultiva de sociedades brasileiras e estrangeiras, sendo que atualmente faz parte do conselho do Banco Internacional del Perú SAA Interbank e da PagSeguro Digital Ltd., dentre outras empresas. Anteriormente, foi Diretora Comercial da Cielo SA, Diretora Executiva e Diretora da Global Payments South America Brasil-Serviços de Pagamentos SA e Diretora Comercial da MNLT SA. Possui graduação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em ciências da computação.
Ronaldo Iabrudi dos Santos Pereira Membro Independente 10.05.2024 AGO 2026
Ronaldo Iabrudi foi eleito, em 27.04.2018, Co-Vice-Presidente do Conselho de Administração do GPA, onde permaneceu até outubro de 2022. O executivo também ocupou a posição de Vice-Presidente do Conselho de Administração da Cdiscount, com sede em Amsterdam, Holanda. Entre janeiro de 2014 e abril de 2018, foi Diretor Presidente do GPA. Anteriormente, atuou como Presidente do Conselho de Administração da Via Varejo, Presidente dos Conselhos de Administração da Lupatech, Contax e Telemar, e membro do Conselho da Estácio, Magnesita, Cemar, Oi/Telemar, RM Engenharia e Ispamar. Foi CEO da Magnesita de 2007 a 2011 e, de 1999 a 2006, trabalhou para o Grupo Telemar, onde assumiu diversas funções, incluindo CEO da Telemar/Oi e Contax. De 1997 a 1999, Ronaldo Iabrudi atuou como CEO da FCA (Ferrovia Centro Atlântica) e, de 1984 a 1997, como Diretor Financeiro e Administrativo e Diretor de Recursos Humanos no Grupo Gerdau. Graduado em Psicologia pela PUC-MG (1979), possui Mestrado em Desenvolvimento Organizacional pela Université Panthéon Sorbonne e Mestrado em Gestão de Mudança pela Université Paris Dauphine, Paris – França.
Rachel de Oliveira Maia Membro Independente 11.01.2024 AGO 2026
Membro independente do Conselho de Administração da Vale (desde maio/2021), Coordenadora do Comitê de Sustentabilidade (desde maio/2023) e Membro do Comitê de Auditoria e Riscos (desde dezembro/2022). Principais experiências nos últimos 5 anos: (i) Membro do Comitê de Sustentabilidade (maio/2021 a abril/2023) e Membro do Comitê de Auditoria da Vale (maio/2022 a dezembro/2022); (ii) Fundadora de organização sem fins lucrativos CAPACITA-ME (desde dezembro/2018); (iii) Fundadora e CEO da RM Consulting, foco em S de ESG e Lideranças (desde abril/2018); (iv) Membro Independente do Conselho de Administração do Banco do Brasil (maio/2021 a abril/2023); (v) Membro independente do Conselho de Administração da CVC Corp (desde março/2021); (vi) Membro independente do Conselho de Administração do Grupo Soma (dezembro/2020 a maio/2022); (vii) Conselheira de Diversidade e Inclusão do Carrefour (novembro/2020 a novembro/2021); (viii) Membro do Grupo Mulheres do Brasil (desde 2020); (ix) Membro do Comitê Econômico e Social do Conselho de Desenvolvimento (desde 2018); (x) Consultora administrativa da SumUp (dezembro/2020 a dezembro/2021); (xi) Presidente do Conselho Consultivo da UNICEF (outubro/2019 a setembro/2021); (xii) Membro do Conselho Geral do Consulado Dinamarquês (abril/2014 a novembro/2020); (xiii) Membro da Câmara de Comércio Dinamarquesa (abril/2014 a novembro/2020); (xiv) CEO da Lacoste S.A. (Brasil) (outubro/2018 a setembro/2020); (xv) Membro do Comitê do Presidente da Câmara Americana de Comércio (Amcham) (abril/2016 a outubro/2019);(xvi) Membro do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (2016 a 2018); (xvii) CEO da Pandora Brasil (abril/2010 a abril/2018); e (xviii) Membro do Conselho das Américas do Executive Leadership Group (ELG) (janeiro/2013 a março/2018). Formação: Graduação em Contabilidade pelo Centro Universitário FMU em 1996; MBA pela Fundação Getúlio Vargas – FGV em 2018; Sant’ Paul SEER: Programa Avançado para CEOs, Conselheiros e Presidentes em 2021; Harvard Business School Executive Education Negotiation & Leadership (realizado em 2014); FIA – Fundação Instituto de Administração Master of Business Administration, Finance Executive (entre 2006 e 2007); University of Victoria English Language and Leadership Program, General Management (entre 2000 e 2001).
José Luiz Gutierrez Membro Independente 11.01.2024 AGO 2026
O Sr. José Luiz possui mais de 20 anos de experiência no setor de varejo alimentar, com passagens pelo Carrefour Espanha de 1999 a 2004, Carrefour Portugal de 2005 a 2007, Carrefour Espanha de 2008 a 2014, onde foi promovido a CEO em 2011, Carrefour Brasil de 2015 a 2019 e Carrefour Milão de 2019 a 2020. Durante o seu período no Carrefour Brasil, foi encarregado de tocar o processo de turnaround da companhia. Atualmente, o Sr. José Luiz atua como consultor de negócios independentes, especialista, entre outros assuntos, em gestão de situações de crises econômicas, processos de turnaround, transformação de modelos de negócios e atividades de comércio e soluções digitais
Diretoria Estatuária
Membros da Diretoria Cargo
Marcelo Pimentel Diretor Presidente
Marcelo Pimentel é um executivo dinâmico com mais de vinte anos de experiência em operações de varejo com um histórico de entrega de resultados em um grupo diversificado de países e culturas. Entende como trabalhar em ambiente estratégico e tático e sabe construir e liderar equipes com foco no cliente. Ocupa a posição de CEO do GPA desde 2022. Antes, atuou como CEO (2019 a 2022) e Diretor de Operações de Varejo (2017 a 2019) nas Lojas Marisa. De 2015 a 2017, foi Diretor de Operações de Varejo da Drogarias Pacheco. Antes disso, trabalhou em cargos executivos de nível sênior para o Grupo Walmart no Brasil e no Reino Unido por mais de 10 anos.
Rafael Sirotsky Russowsky Diretor Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores
O Sr. Rafael Russowsky é o CFO do GPA e anteriormente atuou por mais de dez anos como Diretor de Desenvolvimento Corporativo e Participações do Groupe Casino desde 2012. Possuí experiência de mais de 15 anos no setor financeiro, tendo trabalhado de 1998 até 2002 no Banco Safra, como Gerente Regional de Antecipação de Recebíveis. No HSBC, de 2002 a 2004, também com foco em análise de crédito e antecipação de recebíveis.  De 2004 a 2012, trabalhou em bancos de investimento, especializado em M&A e transações de mercado de capitais, no Oppenheimer & Co (Nova York), Morgan Stanley (São Paulo) e Credit Suisse (São Paulo).
O diretor tem experiência na Área de gestão de riscos, especialmente quanto à tomada de crédito e operações de empréstimo bancário no geral. Atuou em operações de diversos setores de negócios tais como gestão de planos de saúde, setor sucro-alcooleiro e de infra-estrutura. Rafael é bacharel em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e possuí MBA pela Columbia Escola de Negócios em Nova York, com foco em Economia, Finanças e Contabilidade.
Fréderic Garcia Diretor de Négocios
O Sr. Fréderic Garcia é atualmente Diretor de Negócios da Companhia. Está no Grupo Pão de Açúcar desde 2014. Antes de ingressar na Companhia, trabalhou por 21 anos no Carrefour, em diversos países, como Argentina, Brasil, Portugal e França, sendo diretor comercial no Carrefour Brasil, entre os anos de 2011 e 2014 (1993 – 2014). Bacharelado em Ciências Econômicas e Sociais na Lycée Charles le Chauve (Roissy en Brie/França 1989, pós-graduado em Administração de empresas especialidade Comércio Internacional pelo Institut Européen des Affaires, Paris (1993), e Master Pro-Varejo pela Universidade de São Paulo (2000).
Joaquim Sousa Diretor Comercial
O Sr. Joaquim Alexandre Fernandes Sousa é atualmente Diretor Comercial da Companhia. Está no Grupo Pão de Açúcar desde junho de 2022. Antes de ingressar na Companhia, atuou no Wal-Mart como gerente de perecíveis (1995-1999) passando também, posteriormente, pelo Carrefour, onde ficou por 13 anos e exerceu cargos de diretoria, passando pelas áreas supply, merchandising operações e chegando a diretor executivo comercial (2006-2022). Durante esse periodo, entre 2011 e 2014, foi CEO do Grupo MV. Sobre sua formação possui especialização em Varejo pela FGV.
Conselho Fiscal

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, o Conselho Fiscal é um órgão não permanente e, quando instalado, deve ser composto por 3 membros efetivos e igual número de suplentes. O Conselho somente será instalado mediante requisição de acionistas da Companhia.

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria se reúne pelo menos a cada dois meses e suas principais atribuições são: a) sugerir alterações do Regimento, submetendo-as à deliberação do Conselho de Administração; b) opinar na contratação e destituição dos serviços de auditoria independente, para tanto cabendo ao Comitê, no mínimo: i) opinar sobre a contratação do auditor independente para prestação de qualquer outro serviço à Companhia; e ii) supervisionar as atividades dos auditores independentes, a fim de avaliar: (1) a sua independência; (2) a qualidade de serviços prestados; e (3) a adequação dos serviços prestados às necessidades da Companhia; c) avaliar o relatório da administração, as demonstrações financeiras, as demonstrações intermediárias e as informações trimestrais da Companhia, efetuando as recomendações que entender necessárias ao Conselho de Administração, para tanto cabendo ao Comitê, no mínimo: i) monitorar a qualidade e integridade das informações trimestrais, das demonstrações financeiras intermediárias e das demonstrações financeiras da Companhia; e ii) monitorar a qualidade e integridade das informações e medições divulgadas com base em dados contábeis ajustados e em dados não contábeis que acrescentem elementos não previstos na estrutura dos relatórios usuais das demonstrações financeiras; d) acompanhar as atividades da auditoria interna e da área de controles internos da Companhia; e ) avaliar e monitorar as exposições de risco da Companhia, podendo inclusive requerer informações detalhadas de políticas e procedimento relacionados com: (i) a remuneração da administração; (ii) a utilização de ativos da Companhia; e (iii) as despesas incorridas em nome da Companhia; f) verificar o cumprimento de suas recomendações e/ou esclarecimentos às suas manifestações; g) avaliar a observância, pela Diretoria da Companhia, das recomendações feitas pelas auditorias independente e interna, bem como se pronunciar junto ao Conselho de Administração quanto a eventuais conflitos entre a auditoria interna, a externa e/ou a Diretoria da Companhia; h) avaliar, monitorar, e recomendar ao Conselho de Administração da Companhia a correção ou aprimoramento das políticas internas da Companhia, incluindo a política de transações com partes relacionadas, podendo reunir-se com os diversos Comitês e com o Conselho de Administração para discutir tais políticas, bem como as práticas e procedimentos identificados no âmbito das suas respectivas competências; i) avaliar, monitorar, e recomendar ao Conselho de Administração da Companhia a correção ou aprimoramento das políticas internas da Companhia, incluindo a política de transações com partes relacionadas, podendo reunir-se com os diversos Comitês e com o Conselho de Administração para discutir tais políticas, bem como as práticas e procedimentos identificados no âmbito das suas respectivas competências; j) possuir meios para recepção e tratamento de informações acerca do descumprimento de dispositivos legais e normativos da Companhia, inclusive os regulamentos e os normativos internos aplicáveis à Companhia e os procedimentos específicos de proteção ao prestador e da confidencialidade da informação; k) avaliar e monitorar os mecanismos de controle e verificação do cumprimento da Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013 e seus regulamentos pela Companhia; e l) opinar sobre quaisquer outras matérias que lhe sejam submetidas pelo Conselho de Administração, bem como sobre aquelas que considerar relevantes. São membros deste comitê: Christophe Hidalgo (coordenador), Gisélia da Silva, Ronaldo Iabrudi Pereira dos Santos  e Rachel Maia. O Regimento Interno do Comitê de Auditoria está arquivado no site de Relações Com Investidores da Companhia. Reporta diretamente a esse Comitê e ao CEO da Companhia, a Diretoria de Riscos, Auditoria Interna, Controles Internos, Compliance, Investigação Corporativa e Ouvidoria, cujo cargo principal é atualmente ocupado por Camila Silvestre.

Comitê de Gestão, Pessoas e Sustentabilidade

Sustentabilidade se reúne pelo menos uma vez a cada três meses e possui as seguintes atribuições: a) sugerir alterações ao seu Regimento, submetendo-as à deliberação do Conselho de Administração; ii) recomendar e acompanhar a adoção das melhores práticas de governança corporativa, bem como coordenar o processo de implementação e manutenção de tais práticas na Companhia, assim como a eficácia dos processos de governança corporativa, propondo alterações, atualizações e melhorias quando necessário; c) zelar pelo bom funcionamento do Conselho de Administração, da Diretoria e dos Órgãos Auxiliares da Administração da Companhia e pelo relacionamento entre tais órgãos e destes com os acionistas, e, nesse sentido, revisar periodicamente e fazer recomendações ao Conselho de Administração sobre seu funcionamento e competências assim como sobre a Diretoria e sobre os demais Órgãos Auxiliares da Administração da Companhia; d) elaborar ou revisar periodicamente, conforme o caso, o Estatuto Social e os Códigos e Políticas da Companhia, os Regimentos Internos dos Órgãos Auxiliares da Administração, assim como quaisquer outros documentos relacionados à governança corporativa e sustentabilidade da Companhia, efetuando as recomendações de alteração, críticas e sugestões que entender necessárias ao Conselho de Administração, a fim de mantê-los constantemente atualizados, e em consonância com as peculiaridades da Companhia; e) manter o Conselho de Administração informado e atualizado acerca das normas, bem como acompanhar a implementação de regulamentações e recomendações vigentes e praticadas no mercado, inclusive em relação às normas que venham a ser criadas e impactem as atividades societárias e de mercado de capitais da Companhia; f) minutar, submeter ao Conselho de Administração e revisar periodicamente a Política de contratação da Companhia com suas partes relacionadas, bem como todas as demais políticas necessárias à adoção, pela Companhia, das melhores práticas de gestão e de governança corporativa; g)  assessorar o Conselho de Administração da Companhia em todos os aspectos relacionados à sustentabilidade, inclusive no que se refere a ações que visem fomentar o consumo consciente por parte de seus clientes, fornecedores e colaboradores, inclusive recomendando eventuais mudanças ou revisões das propostas de investimentos estratégicos da Companhia nesse sentido; h) assessorar a gestão eficiente da Companhia e recomendar a adoção de programas de gestão de resíduos, de estímulo a pequenos produtores e de segurança alimentar; i) tomar conhecimento e analisar as transações com partes relacionadas envolvendo a Companhia nos termos previstos na Política para Transações com Partes Relacionadas da Companhia; j) manifestar-se, a pedido do Conselho de Administração ou da Diretoria, sobre situações em que possa configurar-se cenário de conflito de interesses nas atividades da Companhia; k) elaborar o planejamento e assegurar a operacionalização da gestão de riscos, considerando todas as dimensões da estrutura definida, englobando atividades estratégicas, táticas e operacionais da Companhia; l) assessorar o Conselho de Administração na aplicação da metodologia de gestão de riscos na Companhia; m) apoiar o Conselho de Administração na definição do apetite de risco e na definição dos riscos prioritários da Companhia; n) apoiar a Companhia na análise e aprovação da estratégia de gestão de risco; o) assessorar o Comitê de Auditoria e o Conselho de Administração sobre os níveis de exposições dos riscos;  p) avaliar a eficácia do processo de gestão de risco na Companhia; q) identificar os riscos decorrentes das mudanças estratégicas e diretivas da Companhia sob decisão do Conselho de Administração; e r) opinar sobre quaisquer outras matérias que lhe sejam submetidas pelo Conselho de Administração, bem como sobre aquelas que considerem relevantes. São membro deste comitê: Eleazar de Carvalho Filho (Presidente), Rachel Maia, Marcelo Pimentel e Ronaldo Iabrudi Pereira dos Santos. O Regimento Interno do Comitê de Gestão, Pessoas e Sustentabilidade está arquivado no site de Relações Com Investidores da Companhia.

Comitê Financeiro

O Comitê Financeiro se reúne, no mínimo, a cada 3 (três) meses e possui as seguintes atribuições: (i) sugerir alterações no regimento interno do comitê, submetendo-as à apreciação do Conselho de Administração; (ii) recomendar e acompanhar a adoção dos melhores padrões econômico-financeiro e o processo de implementação de tais padrões na Companhia, sugerindo ao Conselho de Administração alterações, atualizações e melhorias nos mesmos; (iii) analisar e revisar o nosso orçamento, bem como acompanhar o monitorar sua implementação e execução; (iv) analisar e revisar a viabilidade econômico-financeira dos nossos planos e programas de investimento, bem como acompanhar e monitorar sua implementação; (v) analisar, revisar e recomendar medidas e ações para negociações de quaisquer empréstimos intracompanhia, fusões e aquisições ou qualquer outra transação similar envolvendo a Companhia ou qualquer uma de suas controladas; (vi) acompanhar qualquer operação e negociação mencionada no item (v); (vii) analisar e revisar indicadores econômico-financeiro, nossas políticas de fluxo de caixa e endividamento, com a finalidade de sugerir mudanças e ajustes sempre que julgar necessário; (viii) acompanhar e monitorar nosso custo médio de estrutura capital e sugerir modificações na mesma, sempre que julgar necessário, bem como avaliar e discutir novas alternativas de captação de novos recursos para a Companhia; (ix) analisar e recomendar oportunidades relacionadas às operações de financiamento que possam melhorar nossa estrutura de capital, além de analisar e debater as necessidades de capital de giro e seusimpactos na estrutura de capital da Companhia; (x) auxiliar o Conselho de Administração e a Diretoria na análise da situação econômica brasileira e mundial e seus potenciais efeitos sobre nossa posição financeira, bem como no desenvolvimento de cenários e tendências, avaliando oportunidades e riscos, e definindo estratégias a serem adotadas por nós no que diz respeito a política financeira; (xi) acompanhar os padrões de negociação dos valores mobiliários no brasil e nos EUA, bem como as opiniões dos principais analistas de investimentos, recomendando medidas capazes de contribuir para a manutenção de um mercado secundário saudável e líquido; e (xii) outras atribuições que venham a ser designadas pelo Conselho de Administração. São membro deste comitê: Eleazar de Carvalho Filho (Presidente), Christophe Hidalgo, José Gutierrez, Philippe Alarcon, Márcia Mello. O Regimento Interno do Comitê de Financeiro está arquivado no site de Relações Com Investidores da Companhia.

Comitê de Estratégia

O Comitê de Estratégia reunir-se-à no mínimo a cada 3 (três) meses e possui as seguintes atribuições: a) sugerir alterações ao seu Regimento, submetendo-as à deliberação do Conselho de Administração; b) acompanhar e avaliar os investimentos de capital; c) monitorar a execução do planejamento estratégico trianual e orçamento; d) acompanhar a gestão dos Negócios periodicamente; e)recomendar e acompanhar a adoção das melhores práticas de inovação, bem como coordenar o processo de implementação e manutenção de tais práticas na Companhia, assim como a eficácia dos processos de inovação, propondo alterações, atualizações e melhorias quando necessário; f) elaborar ou revisar periodicamente, conforme o caso, quaisquer documentos relacionados à inovação da Companhia, efetuando as recomendações de alteração, críticas e sugestões que entender necessárias ao Conselho de Administração, a fim de mantê-los constantemente atualizados, e em consonância com as peculiaridades da Companhia; g) opinar sobre quaisquer outras matérias que lhe sejam submetidas pelo Conselho de Administração, bem como sobre aquelas que considerem relevantes. São membros deste comitê: Marcelo Pimentel (Coordenador), Philippe Alarcon, José Gutierrez, Márcia N. Mello. O Regimento Interno do Comitê de Estratégia está arquivado no site de Relações Com Investidores da Companhia.