São Paulo, 26 de outubro de 2017 – O GPA [B3: PCAR4; e NYSE: CBD] anuncia os resultados do 3T17. Os comentários referem-se ao resultado consolidado do Grupo ou unidades de negócio. As comparações são referentes ao mesmo período de 2016, exceto onde indicado de outra forma.

Venda líquida cresceu 8,1%(1) com evolução de 25,2%(1) no Assaí e recuperação da bandeira Pão de Açúcar

EBITDA ajustado do Alimentar atingiu R$ 569 milhões, +17,3% e evolução da margem de 0,4 p.p. para 5,2%

Desempenho das despesas operacionais abaixo da inflação e diluição de 0,9 p.p. em relação ao 3T16

Lucro líquido dos acionistas controladores consolidado totalizou R$ 32 milhões e margem de 0,3%

Destaques operacionais

Multivarejo:

  • Continuidade do ganho de market share(*), acumulando mais de 12 períodos consecutivos. Destaque para a recuperação do Pão de Açúcar, além do Extra Hiper que mantém a melhor performance dentre as bandeiras;
  • Redução de 4,4% das despesas operacionais em função das iniciativas de eficiência energética e produtividade;
  • Margem EBITDA ajustada atingiu 5,5%, evolução de 0,5 p.p., com crescimento de 7,7% do EBITDA ajustado, confirmando a tendência de melhoria desde o início do ano;
  • “Meu Desconto” atingiu mais de 3 milhões de downloads dos quais mais de 1 milhão foram novos clientes fidelizados. A iniciativa já atinge cerca de 20% dos clientes no Extra e mais de 25% no Pão de Açúcar.

Assaí:

  • Forte crescimento da receita líquida de 25,2%(1) e de 7,7%(1)(2) no conceito ‘mesmas lojas‘, mantendo o consistente crescimento de clientes e volume dos últimos trimestres;
  • Despesas operacionais como percentual das vendas estáveis em relação ao 1S17, apesar de já incluírem as despesas relacionadas às conversões e aberturas previstas para o 4T17 (11 lojas);
  • Margem EBITDA ajustada atingiu 4,8% com evolução de 0,4 p.p. e crescimento de 35,9% do EBITDA ajustado.

Destaques financeiros

  • O resultado financeiro totalizou 1,4% da receita líquida, melhoria de 35,0% vs 3T16;
  • O lucro líquido dos acionistas controladores atingiu R$ 32 milhões e margem de 0,3%; destaque para a evolução de 73,6% no Assaí;
  • Manutenção da capacidade financeira: Dívida líquida(3) reduziu R$ 532 milhões vs 3T16. A relação dívida líquida(3)/EBITDA Ajustado reduziu para 1,0x vs 1,3x no ano anterior. Reafirmação dos ratings S&P (brAAA) e Fitch AA(bra).

Perspectivas

  • Prioridades estratégicas: (i) Foco e fortalecimento do segmento Alimentar; (ii) Crescimento de vendas superior ao mercado, com ganhos de market share(*); (iii) Contínua expansão do formato Assaí; e (iv) Otimização do portfólio de lojas;
  • Ambiente econômico e evolução dos negócios: O alto desemprego e o fraco nível de consumo no Brasil desafiam a retomada do setor varejista. No entanto, há 18 meses o GPA atinge um crescimento acima do mercado (ABRAS(4) e IBGE(5)), confirmando ganhos de market share(*) no Extra Hiper e no Assaí, assim como a estabilidade nos demais segmentos.
  • Guidance para 2017: (i) Vendas: continuidade de ganhos de market share(*) tanto no Multivarejo como no Assaí; (ii) Margem EBITDA(6): patamar ao redor de 5,5% para o Alimentar, sustentado por expansão da rentabilidade no Assaí e no Multivarejo; (iii) CAPEX: aproximadamente R$ 1,2 bilhão; e (iv) Meta de capturar mais de US$ 50 milhões em sinergias na América Latina.

(*) Segundo dados da Nielsen para cada segmento. (1) Receita líquida ajustada pelo efeito calendário. (2) Inclui as lojas convertidas que contribuíram 2,9 p.p. no 3T17. (3) Inclui R$ 837 milhões de recebíveis de cartão de crédito não descontados no 3T17 e R$ 402 milhões no 3T16. (4) Associação Brasileira de Supermercados, (5) Pesquisa Mensal de Comércio – PMC IBGE, (6) EBITDA ajustado pelas Outras Despesas e Receitas Operacionais excluindo os créditos fiscais não recorrentes.

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Release de Resultados 3T17

TELECONFERÊNCIA E WEBCAST
27 de outubro de 2017
10:30h (horário de Brasília) | 8:30h (NY) | 13:30h (Londres)
Conferência em português (idioma original)
+55 (11) 3193-1001 ou 2820-4001
Webcast: clique aqui.
Conferência em inglês (tradução simultânea)
+1 786 924-6977
Webcast: clique aqui.

Replay: +55 (11) 3193-1012 ou +55 (11) 2820-4012 
Código para áudio em português: 2879418#
Código para áudio em inglês: 6729635#
O áudio da teleconferência estará também disponível no http://www.gpari.com.br/.

Os participantes devem conectar-se aproximadamente 5 minutos antes do início da teleconferência.