São Paulo, 27 de outubro de 2016 – O GPA [BM&FBOVESPA: PCAR4; e NYSE: CBD] divulga os resultados do terceiro trimestre (3T16) de 2016.

Consolidado

– Receita líquida consolidada atinge R$ 15,1 bilhões, impulsionada principalmente pelos seguintes fatores:

  • Aceleração do crescimento de vendas totais de 45,7% e ‘mesmas lojas’ de dois dígitos do Assaí;
  • Início da recuperação do volume e market share do Extra, principalmente do formato Hiper;
  • Crescimento da Via Varejo acima do mercado; e
  • Abertura de 40 lojas nos últimos 12 meses.

– EBITDA Ajustado Consolidado de R$ 619 milhões com margem de 4,1%, evolução em relação ao 2T16(a):

  • Ganho de 1,4 p.p. na margem EBITDA ajustada do Multivarejo, impulsionado pela recuperação de 2,3 p.p. da margem EBITDA das lojas da bandeira Extra frente ao 2T16(a);
  • Sólido desempenho da base existente e das novas lojas do Assaí resultou em aumento de 62,2% do EBITDA ajustado; e
  • Melhora de 1,4 p.p. na margem EBITDA ajustada(a) da Via Varejo para 3,6%, refletindo a sua capacidade de adaptação às condições de mercado.

– Sólida posição de R$ 5,2 bilhões(b) de recursos disponíveis com liquidez imediata, além de R$ 1,3 bilhão em linhas de crédito pré-aprovadas/confirmadas. Redução da dívida líquida em relação a junho/16 nos negócios de lojas físicas:

  • Melhora no Alimentar de R$ 130 milhões(b), mesmo com a expansão orgânica do Assaí;
  • Via Varejo continua fortalecendo a sua solidez financeira com evolução de R$ 180 milhões(b)(c).

Multivarejo

– Assertividade da nova estratégia comercial confirmada através da melhor tendência de vendas no Extra (Hiper e Super), com melhoria de vendas ‘mesmas lojas’ de 7,2 p.p. e recuperação de volume de 12,1 p.p. em relação ao 1T16 para o Extra Hiper, além de ganhos de market share em volume do Hiper nas últimas 5 medições (Abril a Agosto);

– EBITDA ajustado de R$ 313 milhões e margem de 4,9%: evolução de 1,4 p.p. em relação à margem do 2T16(a) decorrente da forte redução de SG&A. Destaque para a recuperação de 2,3 p.p. da margem EBITDA das lojas da bandeira Extra (Hiper e Super);

– Manutenção da rentabilidade da bandeira Pão de Açúcar e melhora gradual do negócio de Proximidade.

Assaí

– Expressivo crescimento de receita líquida de 45,7%: aceleração de vendas ‘mesmas lojas’ de dois dígitos, com aumento importante do fluxo de clientes, também de dois dígitos, e contínua expansão orgânica;

– Foco na expansão: 8 lojas em construção, incluindo 2 conversões de Extra Hiper para Assaí;

– A margem EBITDA Ajustada alcançou 4,4% (+ 0,4 p.p. vs. 3T15), mesmo diante da abertura de 12 lojas nos últimos 12 meses;

– Aumento de 75,6% do lucro liquido, totalizando R$ 65 milhões, como resultado da maior alavancagem operacional.

Via Varejo

– Consistentes ganhos de market share combinado com melhoria de rentabilidade;

– Evolução de 0,3 p.p. na margem EBITDA ajustada, demonstrando melhor tendência em relação ao 2T16(a).

Cnova Brasil

– Aumento da participação do marketplace no GMV para 21,2%, crescimento de 9,3 p.p. vs. 3T15, com importante aceleração comparada a trimestres anteriores;

– Foco no avanço de tráfego, eficiência logística e retorno de clientes ativos.

(a) Desconsiderando os créditos fiscais não recorrentes. (b) Inclui os recebíveis de cartão de crédito não descontados. (c) Exclui CDCI.

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Release de Resultados 3T16

TELECONFERÊNCIA E WEBCAST
28 de outubro de 2016
11h00 (horário de Brasília) | 09h00 (NY) | 14h00 (Londres)
Conferência em português (idioma original)
+55 (11) 3193-1001 ou 2820-4001
Webcast: clique aqui.
Conferência em inglês (tradução simultânea)
+1 786 924-6977
Webcast: clique aqui.

Replay: +55 3193-1012 ou 2820-4012
Código para áudio em português: 2291494#
Código para áudio em inglês: 7887044#
O áudio da teleconferência estará também disponível no http://www.gpari.com.br/.

Os participantes devem conectar-se aproximadamente 5 minutos antes do início da teleconferência.