São Paulo, 25 de julho de 2017 – O GPA [B3: PCAR4; e NYSE: CBD] anuncia os resultados do 2T17. Os comentários referem-se ao resultado consolidado do Grupo ou unidades de negócio. As comparações são referentes ao mesmo período de 2016, exceto onde indicado de outra forma.

Venda líquida cresceu 9,0%(1) com aumento de 29,2%(1) no Assaí e contínua recuperação da bandeira Extra

EBITDA ajustado do Alimentar de R$ 551 milhões(2), crescimento de 104,3% vs 2T16(2)

Evolução do lucro líquido dos acionistas controladores para R$ 165 milhões, com margem de 1,5%

Destaques operacionais

Multivarejo:

  • Continuidade do ganho de market share em 2017 e aceleração do crescimento do Extra Hiper, impulsionada pelas dinâmicas comercias e pela evolução sequencial da categoria de não alimentos;
  • Redução de 3,0% das despesas (SG&A) decorrente dos projetos de eficiência e produtividade;
  • Margem EBITDA ajustada atingiu 4,9%(2), evolução de 2,2 p.p. vs 2T16(2);
  • Lançamento do programa Meu Desconto, com mais de 1 milhão de downloads nos dez primeiros dias.

Assaí:

  • Forte crescimento da receita líquida, resultado do bom desempenho das novas lojas e da aceleração das vendas no conceito ‘mesmas lojas’ de 13,5%(1), com aumento de volume anulando o efeito da menor inflação;
  • Margem EBITDA ajustada atingiu 5,6%, expansão de 2,6 p.p. vs. 2T16(2).

Destaques financeiros

  • Evolução significativa do lucro líquido dos acionistas controladores, que totalizou R$ 165 milhões e margem de 1,5%, frente a R$ 125 milhões no 1T17;
  • Fortalecimento da capacidade financeira: Dívida líquida(3) reduziu R$ 888 milhões vs 2T16. A relação dívida líquida(3)/EBITDA Ajustado reduziu para 0,9x vs 1,4x no mesmo período do ano anterior;
  • Resultado financeiro atingiu 1,8% da receita líquida, redução de 20,7% vs 2T16.

Perspectivas

  • Prioridades estratégicas: (i) Foco e fortalecimento do segmento Alimentar; (ii) Crescimento de vendas superior ao mercado, com ganhos de market share; (iii) Contínua expansão do formato Assaí; e (iv) Otimização do portfólio de lojas;
  • Ambiente econômico e evolução dos negócios: O alto desemprego e o fraco nível de consumo no Brasil desafiam a retomada do setor varejista. No entanto, nos últimos 12 meses, o GPA atingiu um crescimento acima do mercado (ABRAS(4) e IBGE(5)), confirmando os contínuos ganhos de market share no Extra Hiper e no Assaí, assim como a estabilidade nos demais segmentos.
  • Guidance para 2017: (i) Vendas: continuidade de ganhos de market share tanto no Multivarejo como no Assaí; (ii) Margem EBITDA(6): patamar ao redor de 5,5% para o Alimentar, sustentado por expansão da rentabilidade no Assaí e estabilidade no Multivarejo; (iii) CAPEX: aproximadamente R$ 1,2 bilhão; e (iv) Meta de capturar US$ 50 milhões em sinergias na América Latina.

(1) Receita líquida ajustada pelo efeito calendário. (2) Excluindo os créditos fiscais não recorrentes, sendo R$ 447 milhões no 2T17 (totalidade no Multivarejo) e R$ 288 milhões no 2T16 (R$ 219 milhões no Multivarejo e R$ 69 milhões no Assaí). (3) Inclui R$ 329 milhões de recebíveis de cartão de crédito não descontados no 2T17 e R$ 820 milhões no 2T16. (4) Associação Brasileira de Supermercados. (5) Pesquisa Mensal de Comércio – PMC IBGE. (6) EBITDA ajustado pelas Outras Despesas e Receitas Operacionais.

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Release de Resultados 2T17

TELECONFERÊNCIA E WEBCAST
26 de julho de 2017
10:30h (horário de Brasília) | 9:30h (NY) | 14:30h (Londres)
Conferência em português (idioma original)
+55 (11) 3193-1001 ou 2820-4001
Webcast: clique aqui.
Conferência em inglês (tradução simultânea)
+1 786 924-6977
Webcast: clique aqui.

Replay: +55 (11) 3193-1012 ou +55 (11) 2820-4012 
Código para áudio em português: 3133216#
Código para áudio em inglês: 7995388#
O áudio da teleconferência estará também disponível no http://www.gpari.com.br/.

Os participantes devem conectar-se aproximadamente 5 minutos antes do início da teleconferência.