São Paulo, 10 de maio de 2016 – O GPA [BM&FBOVESPA: PCAR4; e NYSE: CBD] divulga os resultados do primeiro trimestre (1T16) de 2016.

Consolidado

– Receita líquida do GPA atinge R$ 17,8 bilhões no 1T16, com destaque para o crescimento do segmento alimentar de 10,9%;

– Vendas ‘mesmas lojas’ do segmento alimentar avançam 6,0%, melhor desempenho registrado nos últimos 12 meses;

– Despesas com vendas, gerais e administrativas crescem abaixo de inflação: destaque para as otimizações de despesas na Via Varejo, com redução nominal vs 1T15, e no Assaí, que apresentou crescimento das despesas inferior ao aumento das vendas como resultado da maior disciplina no controle das despesas;

– Maior seletividade do plano de expansão, com foco nos formatos de maior retorno: inauguração de 1 Minimercado Extra e 1 Assaí, além de 15 lojas atualmente em construção;

– Estratégia de cash management possibilitou crescimento do resultado financeiro de 12,6%, abaixo da taxa de juros.

Multivarejo:

  • Evolução da tendência de vendas em todas as bandeiras;
  • Intensificação da competitividade de preços e adequação das dinâmicas comerciais ao contexto atual, sobretudo na bandeira Extra, com o lançamento da campanha “1,2,3 Passos da Economia”;
  • EBITDA ajustado de R$ 308 milhões reflete os impactos iniciais da nova estratégia da bandeira Extra. Essa dinâmica de maior agressividade de preços deve ser compensada com aumento de fluxo e volume nos próximos trimestres;
  • Pão de Açúcar e Proximidade apresentaram patamar de rentabilidade similar ao mesmo período do ano anterior.

Assaí:

  • Vendas líquidas totais aumentam 36,2%, o maior crescimento trimestral registrado desde o 1T14, e robusto desempenho ‘mesmas lojas’ de dois dígitos, significativamente acima da inflação;
  • EBITDA avança 43,9%, expressivamente acima da evolução de vendas do período;
  • Forte crescimento do lucro líquido de 103% no trimestre;
  • Estrutura financeira de baixa alavancagem autofinancia a expansão orgânica da bandeira, com previsão de abertura de 12 a 15 lojas em 2016.

Via Varejo:

  • Ganhos consistentes de market share e aceleração da dinâmica de recuperação nas vendas ‘mesmas lojas’;
  • A margem bruta atingiu 30,6%, com redução de 2,5 p.p. em relação ao 1T15, porém no mesmo patamar do 4T15, reforçando a estratégia promocional adotada no período;
  • Ajustes na estrutura de custos realizados em 2015 e no 1T16 permitiram redução nominal das despesas com vendas, gerais e administrativas. A Via Varejo continuará com ações para readequar a estrutura de custos;
  • Lucro líquido dos acionistas controladores ajustado pelas outras despesas e receitas alcançou R$ 33 milhões no 1T16.

Cnova Brasil:

  • Marketplace já conta com mais de 2.300 lojas parceiras com participação no GMV de 15,6%, aumento de 8,5 p.p. em relação ao ano anterior;
  • Redução significativa do nível de ruptura, melhorando o atendimento ao cliente;
  • Aceleração das sinergias em centros de distribuição com a Via Varejo.

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Release de Resultados 1T16

TELECONFERÊNCIA E WEBCAST
11 de maio de 2016
10h30 (horário de Brasília) | 09h30 (NY) | 14h30 (Londres)
Conferência em português (idioma original)
+55 (11) 3193-1001 ou +55 (11) 2820-4001
Webcast: clique aqui.
Conferência em inglês (tradução simultânea)
+1 (786) 924-6977
Webcast: clique aqui.

Replay: +55 (11) 3193-1012
Código para áudio em português: 2425462#
Código para áudio em inglês: 5525951#
O áudio da teleconferência estará também disponível no http://www.gpari.com.br/.

Os participantes devem conectar-se aproximadamente 5 minutos antes do início da teleconferência.