VENDAS 4T17 e 2017

Vendas líquidas anuais crescem 8,2%(1) para R$ 44,6 bilhões em 2017;

  • No 4T17, o faturamento atinge R$ 12,5 bilhões e, apesar da deflação no período (*), cresce 6,8%(1) no total lojas e 3,5%(2) no conceito ‘mesmas lojas‘
  • Contínuos ganhos de market share (**) do Multivarejo e Assaí ao longo do trimestre
  • Aceleração do ritmo de conversões: 8 lojas Extra convertidas no trimestre, totalizando 15 lojas em 2017
  • Assaí representa 43,5% do faturamento do GPA Alimentar no 4T17 (vs 36,2% em 4T16)

Multivarejo

– Em 2017, as vendas líquidas totalizaram R$ 26,2 bilhões e crescimento no conceito ‘mesmas lojas‘ de 0,7%(1), com destaque para:

• Continuidade dos ganhos de market share(**) em todas as medições da Nielsen realizadas durante o ano com manutenção do patamar de competitividade;

• Programa Meu Desconto atingiu mais de 3,7 milhões de clientes ativos no ano, com apenas 6 meses de programa. No trimestre houve uma aceleração da migração da promoção massiva para a personalizada através do aplicativo, inclusive com uma Black Friday totalmente digital na bandeira Pão de Açúcar. A base total de clientes fidelizados passou de cerca de 12 milhões para 14 milhões de clientes.

– No trimestre, as vendas líquidas atingiram R$ 7,1 bilhões, com desempenho de -0,6%(1) no conceito ‘mesmas lojas‘. A performance de vendas foi afetada negativamente pela: (i) deflação das categorias de alimentos(*), com maior intensidade nos produtos sazonais de Natal; e (ii) continuidade da migração de canais em função do cenário econômico;

– O Extra Hiper seguiu apresentando um bom desempenho de vendas entre as bandeiras, tanto no trimestre como no ano, impulsionado pelo desempenho de dois dígitos das categorias de não alimentos;

– O Pão de Açúcar apresentou, pelo segundo trimestre consecutivo, crescimento de volumes, mesmo tendo sido afetado pelo processo de reforma de 50 lojas no trimestre (11 reformas full e 39 light) que representam cerca de 35% das vendas do formato. Em 2018 a bandeira segue com o plano de reformar cerca de 20 lojas no conceito full.

Assaí

– Em 2017, Assaí atingiu uma venda bruta de R$ 20,1 bilhões, evolução de 28,0%(1) e crescimento ‘mesmas lojas‘ de 11,4%(2);

– No trimestre, as vendas líquidas atingiram R$ 5,4 bilhões com crescimento de 28,2%(1), decorrente do forte plano de expansão além do desempenho ‘mesmas lojas‘ de 10,7%(2);

– Os efeitos da deflação alimentar no período e da alta base de comparação do ano anterior foram absorvidos:

• Pelo crescente desempenho do fluxo cliente e do volume decorrente da sólida dinâmica comercial do Assaí;

• Pelo sucesso do ‘Aniversário Assaí‘ no mês de outubro;

• Pelo êxito da ‘Black Friday‘ realizada pela primeira vez na bandeira, com destaque na categoria de bazar

– No trimestre Assaí apresentou contínuos ganhos de market share(**) sem alteração do nível de competitividade comercial;

– Foram inauguradas 11 lojas no período, sendo 8 conversões e 3 orgânicas, totalizando assim 20 novas lojas no ano;

– As lojas Extra convertidas apresentaram um crescimento do faturamento de cerca de 2,5x.

(*) IPCA alimentos no domicílio passou de 11,9% no 4T16 para -5,1% no 4T17
(**) Multivarejo e Assaí: crescimento acima do mercado segundo dados da Nielsen para cada segmento. Para Multivarejo foi considerado o critério ‘ mesmas lojas‘ .
(1) No 4T17 o ajuste calendário foi de -0,3 p.p. para o GPA Alimentar, sendo -0,7 p.p. no Multivarejo e -0,2 p.p. no Assaí. Em 2017 o ajuste foi de -0,5 p.p. para o GPA Alimentar, sendo -0,7 p.p. no Multivarejo e -0,5 p.p. no Assaí.
(2) Inclui as lojas convertidas de Extra Hiper para Assaí, que contribuíram no 4T17 em 2,1 p.p para o Alimentar e 5,3 p.p. para o Assaí. Em 2017 foi 1,1 p.p. e 3,1 p.p., respectivamente.

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