VENDAS 1T18

  • Receita bruta total de R$ 12,3 bilhões, crescimento de 7,6% impulsionado pelo aumento de volume‘
  • No conceito ‘mesmas lojas‘ a evolução das vendas brutas foi de 4,8% (2,8% ex efeito calendário)
  • O trimestre foi afetado pela continuidade da deflação alimentar de -4,0%

Assaí

• Receita bruta totalizou R$ 5,5 bilhões, com evolução de 25,0%. O acréscimo de R$ 1 bilhão em vendas foi impulsionado pela abertura de 20 lojas e pelo crescimento ‘mesmas lojas‘ ex efeito calendário de 9,9% (5,1% ex conversões):

• A bandeira segue capturando os efeitos da assertiva estratégia, superando por mais um trimestre 12% de crescimento ‘mesmas lojas‘ de volume e 8% de clientes;

• As 17 lojas Extra convertidas para Assaí continuam a sustentar um crescimento do faturamento de cerca de 2,5x;

• No período, o Assaí apresentou um ganho de market share Nielsen de 3,8 pontos, com um nível de competitividade comercial sustentável;

• O Cartão Passaí já se encontra disponível em todas as lojas e atingiu 205 mil cartões emitidos até o final de março. A emissão média atinge cerca de 50 mil cartões por mês;

• Foi inaugurada uma nova loja Assaí na cidade de Itabaiana, no Sergipe. Atualmente quadro novas lojas estão em construção e uma em processo de conversão, em linha com o forte ritmo de expansão para o ano.

Multivarejo

– Em 2017, Assaí atingiu uma venda bruta de R$ 20,1 bilhões, evolução de 28,0%(1) e crescimento ‘mesmas lojas‘ de 11,4%(2);

– Receita bruta total de R$ 6,8 bilhões, afetada pela deflação de alimentos e pelos fechamentos de Extra Hiper convertidos em Assaí. No conceito ‘mesmas lojas‘ a evolução foi de 0,7%.

No final de dez/17 um incêndio atingiu o CD de refrigerados que abastecia 496 lojas em categorias de carne e perecíveis (cerca de 13% das vendas). A perda estimada de vendas pelo efeito da ruptura de produtos em janeiro e fevereiro é de cerca de R$ 200 milhões.

– A partir de março, foram implementados ajustes na política comercial que resultaram em uma reversão da tendência negativa de janeiro e fevereiro. Com isso, o crescimento de vendas ‘mesmas lojas‘ em março alcançou 11,8% (3,9% ex efeito calendário).

Os principais fatores que contribuíram para esse melhor desempenho foram:

• Maior dinamismo das ofertas em datas comemorativas como Dia da Mulher e Semana do Consumidor;

• Ampliação da visibilidade das promoções no ambiente das lojas com promoções mais horizontais e diminuição da ruptura;

• Reforço do programa de fidelidade com o lançamento de “Meus Prêmios” no mesmo aplicativo “Meu Desconto”, que já conta com cerca de 5 milhões de downloads;

• Normalização das operações do CD e do abastecimento das lojas em março

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