GPA ANUNCIA NOVO MODELO DE NEGÓCIO PARA LOJAS DE BAIRRO

Denominada ‘Aliados CompreBem’, iniciativa tem como principal objetivo oferecer inteligência de varejo, know-how de uma grande companhia e uma marca de credibilidade para ajudar na otimização do negócio do pequeno varejista e dar maior poder de escolha aos clientes

São Paulo, julho de 2016 – O GPA anuncia seu novo modelo de negócio para lojas de bairro. Com o Aliados CompreBem a companhia passa a trabalhar com pequenos e médios comerciantes localizados nos interiores dos bairros e que não desejam abrir mão de sua marca, mas potencializá-la por meio de uma parceria com a maior empresa varejista do Brasil. Podem participar da iniciativa desde pequenas lojas até empresas (como conveniências e associações).

Trata-se de um projeto de baixo custo que garantirá ao GPA otimizar sua logística e garantir eficiência operacional. Para o varejista parceiro, os principais benefícios são o acesso a uma marca de credibilidade (CompreBem); possibilidade de comercializar duas marcas exclusivas do GPA (Pra Valer e Qualitá); assessoria em organização e controle de inventário; e know-how para o negócio, beneficiando seu cliente. “O projeto Aliados CompreBem é uma iniciativa pioneira no grande varejo brasileiro e consiste em uma das grandes apostas do GPA neste ano. A companhia está otimista e pretende chegar a 100 lojas deste modelo até o fim de 2016” explica Luis Moreno, CEO do Multivarejo, divisão alimentar do GPA. “No projeto, a expertise oferecida pelo GPA ajudará o varejista aliado a garantir uma melhor experiência de compra ao seu cliente, garantindo maior poder de escolha dentre as opções existentes na região”, completa o executivo.

Para participar do Aliados CompreBem, o varejista precisa ser independente. Não é cobrado custo algum, apenas manter compras frequentes e em volume via operação do GPA, além de realizar os pagamentos em dia. O GPA arca com a adequação da fachada e oferece a expertise de seus especialistas para aumentar e melhorar a rentabilidade do negócio do parceiro, recompensando o Aliado comprometido com a parceria. “Diferentemente de um modelo de franquias, o Aliados CompreBem não demanda um investimento do varejista independente ou pagamento de royalties. Ele tem um acordo de colaboração com GPA, contribuindo para o ganho de capilaridade da companhia em um mercado tão pulverizado quanto o varejo brasileiro”, analisa Marcelo Bazzali, Diretor Executivo do GPA.

A iniciativa é resultado de uma série de ações que promovem a sinergia entre os negócios do Grupo Casino na América Latina. O Aliados CompreBem teve inspiração em um projeto similar desenvolvido pelo colombiano Grupo Èxito – também controlado pelo varejista francês -, que, hoje, conta com mais de 1.200 lojas desse formato. Neste processo, a equipe do GPA trabalhou em conjunto com o time colombiano e trouxe ao Brasil o modelo, que permaneceu em projeto piloto desde o ano passado. Atualmente, 46 lojas já participam do Aliados CompreBem.

“Uma das vantagens de fazer parte de um grupo varejista global é trocar experiências de sucesso entre os países. O projeto Aliados é um bom exemplo disso. Nosso objetivo é identificar boas oportunidades e adaptá-las ao mercado brasileiro, respeitando as particularidades do nosso negócio e país”, explica Moreno. Além de importar o Aliados para o Brasil, como parte das ações de sinergia, a Colômbia também recebeu, este ano, sua primeira loja de cash & carry, inspirada no modelo desenvolvido pelo Assaí Atacadista no Brasil.

O projeto Aliados CompreBem faz parte da unidade de negócio de Proximidade do GPA, que também contempla as redes Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar, o que garante total conhecimento e habilidade técnica para operação em modelos de loja de vizinhança. O objetivo da companhia é aproveitar a estrutura logística já existente – as bandeiras de Proximidade contam com uma central de distribuição própria localizada em São Paulo/SP – para manter o abastecimento dos Aliados CompreBem.

A marca CompreBem
O GPA consultou os Aliados participantes do projeto piloto e, dentro dos pontos observados, constatou-se a vontade pela utilização de uma marca tradicional e reconhecida no mercado. A partir do seu portfólio de marcas, o GPA definiu pelo resgate do CompreBem, rede de varejo adquirida pela companhia em 2002.

“Primeiramente, acreditamos que podíamos resgatar a memória afetiva da marca CompreBem, conquistada no passado. Realizamos uma pesquisa e mensuramos que as pessoas ainda se identificam com a marca e a admiram, principalmente quando se fala em preços e competitividade”, diz Bazzali. A grande maioria dos pesquisados disse que compraria novamente em lojas da rede e destacam, entre as principais características positivas, a de facilidade de um mercado de bairro, o ambiente familiar e a proximidade

Sobre o GPA
O GPA, uma empresa do Grupo Casino, é a maior companhia varejista do Brasil, com mais de 2 mil lojas em todas as regiões do país: 20 estados, além do Distrito Federal, com operação de lojas físicas e e-commerce. O grupo é o maior empregador privado do país em sua área de atuação, com mais de 137 mil colaboradores. Com a estratégia de manter o cliente no centro das suas decisões e melhor atendê-lo de acordo com o seu perfil, em seus mais variados momentos de compra, o GPA mantém uma atuação multiformato, multicanal e multirregião. Suas unidades de negócios reúnem algumas das marcas e redes mais conhecidas do varejo alimentar e não alimentar: Multivarejo (Extra, Minimercado Extra, Pão de Açúcar e Minuto Pão de Açúcar), Assaí Atacadista, Via Varejo (Casas Bahia e Pontofrio), Cnova (e-commerce) e GPA Malls (gestão dos ativos imobiliários do GPA, administração e expansão das galerias comerciais). O GPA tem ações listadas na Bovespa desde outubro de 1995 e na Bolsa de Nova York desde maio de 1997.

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