DESEMPENHO DE VENDAS 2T16
São Paulo, Brasil, 12 de julho de 2016 – O GPA [BM&FBOVESPA: PCAR4 (PN); NYSE: CBD] e Via Varejo S.A. [BM&FBOVESPA: VVAR3 e VVAR11] anunciam o desempenho das vendas do 2º trimestre de 2016.
Receita líquida do GPA atinge R$ 16,7 bilhões no 2T16, com destaque para o crescimento do segmento alimentar de 11,3%(1) e aceleração da tendência de recuperação das vendas da Via Varejo.
ASSAÍ
– Aceleração do crescimento de vendas total de 37,6%(1), impulsionado pelo sólido desempenho de vendas ‘mesmas lojas’ de dois dígitos, significativamente superior à inflação;
– Expansão orgânica: inauguração da primeira loja na região Norte (Manaus). Nos últimos 12 meses foram abertas 10 lojas;
– Aberturas em 3 novos estados previstas para o 2º semestre de 2016: 6 lojas atualmente em construção, além de 2 Extra Hiper em processo de conversão para Assaí;
EXTRA
– Categoria de alimentos: recuperação gradual de vendas e aumento progressivo de volume, refletindo os efeitos iniciais das novas dinâmicas comerciais lançadas ao longo do trimestre, que reforçaram a imagem de preço diário competitivo da bandeira;
– A categoria de não alimentos segue apresentando desempenho negativo como resultado do cenário macroeconômico adverso;
PÃO DE AÇUCAR
– Aceleração do desempenho de vendas no período;
– Foco na satisfação das necessidades dos consumidores através da adequação do sortimento e serviços diferenciados, como assinatura mensal de vinhos (Viva Vinhos) e Pão de Açúcar delivery, que apresentou 18% de crescimento nas vendas no 2T16;
– Inauguração da 1ª loja no Estado da Bahia
PROXIMIDADE
– Manutenção do crescimento de vendas ‘mesmas lojas’ de dois dígitos(1);
– Maior seletividade do plano de expansão: priorização do Minuto Pão de Açúcar, com 5 nova lojas no 2T e expressivo ganho de market share;
VIA VAREJO
– Retomada do crescimento das vendas totais e ‘mesmas lojas’ como resultado dos projetos estratégicos implementados (ex. conversão de bandeiras e store-in-store mobile), combinada com a sólida performance da categoria de telefonia e venda de serviços;
– Ganho consistente de market share tanto no mercado especialista quanto no mercado total, trazendo a participação da Via Varejo nestes mercados nos mesmos patamares realizados em 2013;
CNOVA BRASIL
– Aumento da participação do marketplace para 16,6%, com crescimento de 7,7 p.p. em relação ao 2T15;
– Crescimento do tráfego em 21,4%, totalizando 257 milhões de visitas no trimestre;
(1) Ajustado pelo efeito calendário de 3,2% (2T16) no Multivarejo e 0,7% (2T16) no Assaí.
Para o release completo, clique aqui.