COMUNICADO AO MERCADO

São Paulo, 29 de julho de 2016.

À
BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. 
Superintendência de Acompanhamento de Empresas
At.: Sr. Nelson Barroso Ortega
Com cópia para:
Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) 
Superintendência de Relações com Empresas 
Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários
At. Sr. Fernando Soares Vieira – Superintendente de Relações com Empresas
Sr. Francisco José Bastos Santos – Superintendente de Relações com o Mercado e Intermediários

Ref.: Ofício 2810/2016-SAE/GAE2 (“Ofício”)

Prezados Senhores,

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO, sociedade por ações com sede na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, Avenida Brigadeiro Luis Antonio nº 3.142, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 47.508.411/0001-56 (“CBD” ou “Companhia”), em cumprimento às solicitações constantes do Ofício, conforme transcrito abaixo, vem esclarecer o quanto segue:

28 de julho de 2016
2810/2016-SAE/GAE 2
Companhia Brasileira de Distribuição
At. Sr. Christophe Jose Hidalgo
Diretor de Relações com Investidores
Ref.: Solicitação de esclarecimentos sobre notícia veiculada na imprensa
Prezados Senhores,
Em notícia veiculada pelo jornal Valor Econômico, em 28/07/2016, consta, entre outras informações, que essa empresa:
 o Grupo Pão de Açúcar (GPA) criou um novo modelo de negócio para a operação de lojas de bairro;
 a empresa começou a fechar parcerias com pequenos comerciantes, donos de mercadinhos de 150 a 300 m2, e passará a vender mercadorias – especialmente marcas próprias – para esses pontos de vendas;
 inicialmente, existem 45 lojas operando dentro desse novo sistema, que começou a ser testado pela companhia em abril;
 a previsão é chegar a cerca de 2 mil lojas parceiras no prazo de seis anos.
Não identificamos essas informações nos documentos enviados por essa companhia, por meio do Sistema Empresas.NET. Em caso de contraditório, favor informar o documento e as páginas em que constam as informações e a data e hora em que as mesmas foram enviadas.
Cabe ressaltar que a companhia deve divulgar informações periódicas, eventuais e demais informações de interesse do mercado, por meio do Sistema Empresas.NET, garantindo sua ampla e imediata disseminação e o tratamento equitativo de seus investidores e demais participantes do mercado. 
Isto posto, solicitamos esclarecimentos sobre os itens assinalados, até 29/07/2016, sem prejuízo ao disposto no parágrafo único do art. 6º da Instrução CVM nº 358/02, com a sua confirmação ou não, bem como outras informações consideradas importantes.
A resposta dessa empresa, sem prejuízo ao disposto no parágrafo único do art. 6º da Instrução CVM nº 358/02, deve ser enviada por meio do módulo IPE, selecionando-se a Categoria: Fato Relevante ou Categoria: Comunicado ao Mercado, o Tipo: Esclarecimentos sobre consultas CVM/Bovespa e, em seguida, o Assunto: Notícia divulgada na mídia, o que resultará na transmissão simultânea do arquivo para a BM&FBOVESPA e CVM.
Ressaltamos a obrigação, disposta no parágrafo único do art. 4º da Instrução CVM nº 358/02, de inquirir os administradores e acionistas controladores da companhia, com o objetivo de averiguar se estes teriam conhecimento de informações que deveriam ser divulgadas ao mercado.
No arquivo a ser enviado deve ser transcrito o teor da consulta acima formulada antes da resposta dessa empresa.
Esta solicitação se insere no âmbito do Convênio de Cooperação, firmado pela CVM e BM&FBOVESPA em 13/12/2011, e o seu não atendimento poderá sujeitar essa companhia à eventual aplicação de multa cominatória pela Superintendência de Relações com Empresas – SEP da CVM, respeitado o disposto na Instrução CVM nº 452/07.
Atenciosamente,
Nelson Barroso Ortega
Superintendência de Acompanhamento de Empresas
c.c.: CVM – Comissão de Valores Mobiliários
Sr. Fernando Soares Vieira – Superintendente de Relações com Empresas
Sr. Francisco José Bastos Santos – Superintendente de Relações com o Mercado e Intermediários

A notícia mencionada no Ofício refere-se a um projeto divulgado ontem pela Companhia, por meio de comunicado enviado à imprensa pela Companhia e anunciado na teleconferência de resultados do 2º trimestre de 2016 da Companhia realizada também ontem, 28 de julho.

A teleconferência foi aberta ao público e o seu material de suporte (apresentação e áudio), bem como o comunicado à imprensa, encontram-se disponíveis na página de Relações com Investidores da Companhia.

Adicionalmente, a Companhia informa que as referidas informações divulgadas já foram incluídas no item 11 do seu Formulário de Referência, que se encontra disponível no IPE da Companhia, e serão revisadas periodicamente, conforme apropriado.

Diante do exposto, acreditando ter esclarecido o questionamento apresentado no Ofício, a Companhia se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.

Para acessar o Comunicado ao Mercado em formato PDF, clique aqui.

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO

Christophe José Hidalgo
Diretor Vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores