COMUNICADO AO MERCADO

São Paulo, 19 de fevereiro de 2018 – A Companhia Brasileira de Distribuição (“CBD” ou “Companhia” ou “GPA”), conforme Fato Relevante publicado nessa data, anuncia hoje uma mudança em sua liderança. O Conselho de Administração da Companhia indicou Peter Paul Estermann para assumir o cargo de Diretor Presidente do GPA, em substituição a Ronaldo Iabrudi Pereira. Iabrudi será indicado pelo acionista controlador a co-vice-presidente do Conselho de Administração, ao lado de Arnaud Strasser, na primeira Assembleia Geral de acionistas a ser realizada em 2018 e também permanecerá na presidência do Conselho de Administração da Via Varejo. Peter Paul Estermann deixará, assim, a presidência da Via Varejo, que ocupa desde outubro de 2015, e tomará posse em 27/4/2018.

“Vivemos uma era de transformações no varejo, e não vejo pessoa melhor que o Peter para guiar o GPA nesse próximo ciclo”, disse Jean-Charles Naouri, presidente do Conselho de Administração. “Em sua gestão à frente da Via Varejo, Peter implementou um modelo de gestão fortemente focado em eficiência, produtividade e melhoria de serviços a cliente. Ele ajudou a posicionar a Empresa para seu futuro digital, mostrando ser a pessoa ideal para assumir esse novo desafio”.

Aos 60 anos, Peter Paul Estermann teve uma carreira de destaque em empresas de diversos setores econômicos. Ele assumiu a presidência da Via Varejo após um período como Diretor de Operações do GPA. Sob seu comando, a Via Varejo completou a integração de suas operações online e off-line e aumentou suas vendas de R$19 bilhões para R$25 bilhões. Durante a gestão de Peter, as ações da Via Varejo se apreciaram em mais de 500%.

“Substituir o Ronaldo é, ao mesmo tempo, a maior honra da minha carreira e uma responsabilidade imensa”, diz Estermann. “Nos conhecemos há décadas, e ele sempre foi um exemplo de liderança para mim. Conto com sua ajuda, e de toda equipe do GPA, para seguir levando a Companhia ao patamar esperado por nossos milhões de consumidores, nossos colaboradores e nossos acionistas”. Além de suas atribuições como Diretor Presidente, Estermann será também o responsável direto pelo segmento Multivarejo.

Ronaldo Iabrudi deixará a presidência executiva para se dedicar aos Conselhos do GPA e da Via Varejo. Sob sua liderança, e em meio à maior crise econômica da história brasileira, o GPA implantou um modelo de gestão meritocrático e com forte disciplina financeira, com uma administração estratégica do portfólio de lojas. Iabrudi lançou também as bases para a transformação digital da Companhia. A bandeira de atacarejo Assaí, comandada por Belmiro Gomes, dobrou seu faturamento nos últimos quatro anos, tornando-se o maior motor de crescimento do GPA. Iabrudi se dedicou a elevar o patamar de governança corporativa do GPA, refletido em maior fortalecimento da cultura e engajamento do time.

“Liderar o GPA nesse período econômico tão desafiador foi uma satisfação enorme. Alcançamos metas importantes para reforçar a perenidade da Companhia, e agradeço aos nossos colaboradores pela parceria”, disse Ronaldo Iabrudi. “Estarei no Conselho ajudando o Peter, o Belmiro e os principais executivos da Companhia, sempre pensando na melhoria constante do GPA”.

“O Ronaldo tem sido um parceiro leal e competente, e sua gestão levou o GPA a um novo padrão de governança e eficiência”, diz Jean-Charles Naouri. “A transição a ser conduzida por ele e seu novo papel no Conselho de Administração garantem que haverá a continuidade necessária na gestão do GPA”.

Para acessar o Comunicado em formato PDF,  clique aqui.