São Paulo, 26 de abril de 2018 – O GPA [B3: PCAR4; e NYSE: CBD] anuncia os resultados do 1T18. Os comentários referem-se ao resultado consolidado do Grupo ou unidades de negócio. As comparações são referentes ao mesmo período de 2017, exceto onde indicado de outra forma.

GPA Alimentar:

  • Receita bruta total de R$ 12,3 bilhões, crescimento de 7,6% (2,8% ‘mesmas lojas’ ex efeito calendário), impulsionado pelo aumento expressivo de 25% no Assaí
  • Forte evolução do EBITDA ajustado, que totalizou R$ 591 milhões (+17,4%), com crescimento da margem de 4,8% para 5,2%
  • Lucro líquido das operações continuadas dos acionistas controladores totalizou R$ 153 milhões, aumento de 47,7%

Assaí:

  • Receita bruta totalizou R$ 5,5 bilhões, com evolução de 25,0%. O crescimento ‘mesmas lojas’ ex efeito calendário atingiu 9,9% (5,1% ex conversões), com evolução de clientes de 12% e de volume de 8%. Como resultado houve ganho de 3,8 p.p. de market share no período;
  • A margem bruta atingiu 15,4%, principalmente resultado da rápida maturação das 33 lojas abertas em 2016 e 2017 e do novo marco tributário, apesar dos efeitos negativos da deflação alimentar;
  • A margem EBITDA ajustada alcançou 4,8%, com forte evolução de 0,8 p.p. em relação ao ano passado;
  • Expressivo avanço de lucro líquido de 51,6%, alcançando R$ 115 milhões e margem de 2,3%;
  • Após 6 meses de lançamento do cartão Passaí, a carteira conta com mais de 200 mil cartões ativos e um ritmo mensal de emissão de cerca de 50 mil cartões;
  • Em linha com o plano de crescimento orgânico, foi inaugurada uma loja em Sergipe, sete lojas estão em construção e duas em processo de conversão. A bandeira opera 127 lojas em 19 estados.

Multivarejo:

  • Receita bruta total de R$ 6,8 bilhões. Após um início de trimestre com desempenho tímido, o mês de março apresentou importante reversão de tendência com crescimento ‘mesmas lojas’ de 11,8% (3,9% ex efeito calendário);
  • No início de março foi implementada uma nova dinâmica comercial, marcada pela ampliação da visibilidade das promoções, relançamento da campanha Juntou & Trocou e reforço do programa de fidelidade com o lançamento do “Meus Prêmios” no mesmo aplicativo do “Meus Desconto”;
  • Redução das despesas de vendas, gerais e administrativas de 4,9%, apesar da inflação IPCA (+2,8%), resultando em diluição de 0,3p.p. vs o 1T17;
  • O EBITDA ajustado atingiu R$ 347 milhões, com margem de 5,5%, ganho de 0,3 p.p. em relação ao 1T17.

Perspectivas:

O desempenho do 1T18 foi em linha com nossas expectativas. Confirmamos o guidance para 2018:

  • Vendas ‘mesmas lojas’: Assaí acima da inflação e Multivarejo em linha com a inflação alimentar, com continuidade dos ganhos de market share;
  • Margem EBITDA ajustada: Multivarejo de 5,5%-5,6% e Assaí de 5,8%-5,9%
  • Resultado financeiro: cerca de 1% da receita líquida.

Clique no link abaixo para acessar:

Release de Resultados 1T18

TELECONFERÊNCIA E WEBCAST
27 de abril de 2018
10:30h (horário de Brasília) | 9:30h (NY) | 14:30h (Londres)
Conferência em português (idioma original)
+55 (11) 3193-1001 ou 2820-4001
Webcast: clique aqui.
Conferência em inglês (tradução simultânea)
+1 646 828-8246
Webcast: clique aqui.

Replay: +55 (11) 3193-1012 ou +55 (11) 2820-4012 
Código para áudio em português: 179994#
Código para áudio em inglês: 378980#
O áudio da teleconferência estará também disponível no http://www.gpari.com.br/.

Os participantes devem conectar-se aproximadamente 5 minutos antes do início da teleconferência.