O Grupo Pão de Açúcar anuncia os resultados do 2T10

São Paulo, Brasil, 27 de julho de 2010 – O Grupo Pão de Açúcar – (BM&FBOVESPA: PCAR5; NYSE: CBD) anuncia os resultados do 2º trimestre de 2010. As informações operacionais e financeiras da Companhia, apresentadas a seguir, foram elaboradas em conformidade com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com observância às disposições contidas na Lei das Sociedades por Ações e estão apresentadas com números em Reais e em bases: (i) “consolidados” – que incluem integralmente os resultados operacionais e financeiros de Sendas Distribuidora, Assaí Atacadista e, a partir do 3º trimestre de 2009, da Globex Utilidades S.A., e (ii) “comparáveis” – que excluem integralmente os resultados operacionais e financeiros da Globex Utilidades S.A., conforme a Legislação Societária vigente. Todas as comparações referem-se ao mesmo período de 2009, exceto onde estiver indicado de outra forma.

DESTAQUES OPERACIONAIS E FINANCEIROS

Comentários “consolidados” – com Globex.

  • No 2T10, as vendas brutas consolidadas do Grupo Pão de Açúcar apresentaram crescimento de 38,5%, totalizando R$ 7.815,4 milhões. As vendas líquidas atingiram R$ 6.977,9 milhões, um aumento de 39,4%.
  • As vendas brutas da Globex totalizaram R$ 1.528,2 milhões, um crescimento de 55,8%. As vendas líquidas cresceram 71,6%, atingindo R$ 1.336,0 milhões.
  • EBITDA consolidado atingiu R$ 394,9 milhões, um crescimento de 14,4%, com margem EBITDA de 5,7%.
  • resultado consolidado da FIC – Financeira Itaú CBD, por meio da equivalência patrimonial, foi de R$ 14,6 milhões no período.
  • lucro líquido consolidado atingiu R$ 62,3 milhões no período, impactado pelo efeito extraordinário da adesão ao parcelamento de impostos no valor líquido de R$ 40,8 milhões. Desconsiderando este efeito, o lucro líquido ajustado teria sido de R$ 103,1 milhões.

Comentários em “bases comparáveis” – sem Globex.

  • No 2T10, as vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar cresceram 11,5%, totalizando R$ 6.287,3 milhões. As vendas líquidas atingiram R$ 5.641,9 milhões, um aumento de 12,7% no período.
  • No conceito ‘mesmas lojas‘ *, as vendas brutas cresceram 9,9% – um incremento real de 4,6% quando deflacionadas pelo IPCA.
  • lucro bruto do Grupo atingiu R$ 1.398,2 milhões, um incremento de 10,3%.
  • EBITDA, em termos absolutos, totalizou R$ 359,7 milhões, um crescimento de 4,2%. A margem EBITDA atingiu 6,4% no trimestre.
  • EBITDA do Assaí foi de R$ 22,8 milhões no 2T10, com margem EBITDA de 3,4%.
  • lucro líquido foi R$ 82,5 milhões no período, com margem líquida de 1,5%, impactado pelo efeito extraordinário do parcelamento de impostos. Desconsiderando esses efeitos, o lucro líquido ajustado teria sido de R$ 127,0 milhões com margem líquida de 2,3%.

*Conceito ‘mesmas lojas’ – inclui apenas as lojas com no mínimo 12 meses de operação e, portanto, excluem as operações de Ponto Frio

Para acessar o Earnings Release 2T10, clique aqui.