DESEMPENHO DE VENDAS 4T15 E 2015

São Paulo, Brasil, 12 de janeiro de 2016 – O GPA [BM&FBOVESPA: PCAR4 (PN); NYSE: CBD] e Via Varejo S.A. [BM&FBOVESPA: VVAR3 e VVAR11] anunciam o desempenho das vendas do 4º trimestre de 2015.

CONSOLIDADO

– Receita líquida total atinge R$ 19,7 bi no 4T15, com destaque para o crescimento do segmento Alimentar de 6,7%, que apresentou recuperação do fluxo de clientes em todas as bandeiras. Essa evolução reforça a estratégia multiformato do Grupo, alinhada com as mudanças no hábito de compra dos consumidores, resultando em um maior equilíbrio do portfólio de negócios. As vendas de não alimentos tiveram desempenho superior ao do mercado, apesar do cenário macro desfavorável;

– Expansão dos formatos de maior retorno, com 25 inaugurações no trimestre e 118 novas lojas em 2015;

– Em 2016, a Companhia continuará focada na competitividade com objetivo de continuidade dos ganhos de market share observados em 2015, sustentado por eficiência operacional e expansão dos formatos de maior retorno;

ALIMENTAR

– ASSAÍ: crescimento de vendas total no 4T15 de +27,8%, o mais forte crescimento trimestral registrado no ano, com sólido desempenho de vendas ‘mesmas lojas’ e forte expansão através da abertura de 7 lojas no trimestre (11 lojas no ano), refletindo em ganho de market share;

– MULTIVAREJO: vendas ´mesmas lojas´ impactadas pelo desempenho de não alimentos, mas importante resiliência da categoria de alimentos. Consistentes ganhos de market share no Pão de Açúcar e Proximidade durante o ano;

– Os investimentos em reformas de lojas atingem o maior nível dos últimos 3 anos. As modernizações ocorreram em todas as bandeiras do segmento Alimentar, com mais profundidade na bandeira Extra, alcançando 25% das vendas dessa bandeira em 2015, com significativo diferencial de crescimento. Até o final de 2016 as reformas da bandeira Extra devem alcançar 50% das vendas;

VIA VAREJO

– As medidas para intensificar a competitividade e estratégia comercial trouxeram resultados positivos, com recuperação de market share e aumento de aproximadamente 7 pontos percentuais no patamar de vendas ‘mesmas lojas’ em relação aos 6 meses anteriores;

CNOVA

– Participação do marketplace atinge 24,3% do GMV no 4T15 (vs 13,6% no 4T14), com avanços no atendimento ao cliente: mais de 21.916 pontos de Click & Collect e aumento de 26% da área de Centros de Distribuição em 2015, permitindo serviços de entrega no mesmo dia e D+1 em determinadas áreas na França e no Brasil.

Para o release completo, clique aqui.