Desempenho de Vendas 1T17
São Paulo, Brasil, 13 de abril de 2017 – O GPA [BM&FBOVESPA: PCAR4; NYSE: CBD] anuncia o desempenho das vendas do 1º trimestre de 2017.
GPA ALIMENTAR
Receita líquida ajustada pelo efeito calendário (1) cresceu 9,5% vs 1T16, confirmando a recuperação do Extra Hiper e crescimento consistente do Assaí. Os dois formatos apresentaram desempenho acima do mercado (*)
Multivarejo
– Recuperação dos volumes, com destaque para o crescimento já positivo de cerca de 2% na bandeira Extra, e melhor tendência do fluxo de clientes no Multivarejo em 4,1 p.p. vs 1T16
– Crescimento ‘mesmas lojas‘ de 2,0%(1), impactado por uma menor inflação de alimentos no período (de 13,1% no 1T16 para 5,2% no 1T17)
– Extra Hiper apresentou crescimento de vendas ‘mesmas lojas‘ acima do 4T16, alcançando 5,4%, com recuperação de market share. Esse desempenho reflete a assertividade das estratégias comerciais, sem pressão adicional na margem bruta
Assaí
– Receita líquida cresceu 28,8%, sustentando um sólido desempenho no trimestre. Crescimento ‘mesmas lojas‘ atingiu 12,9%(1)(2), impulsionado pelo contínuo aumento de dois dígitos no fluxo de clientes, porém impactado pelo menor nível de inflação de alimentos (de 13,1% no 1T16 para 5,2% no 1T17)
– Expressivo crescimento das duas lojas convertidas: evolução das vendas acima de 2,5x. Outras cinco lojas já estão em processo de conversão
(*) Segmento Alimentar: desempenho acima do mercado em relação a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e PMC (Pesquisa Mensal do Comercio do IBGE). Extra Hiper e Assaí: crescimento acima do mercado segundo dados da Nielsen
(1) Ajustado por efeitos calendários relacionados a: Fevereiro (1 dia a menos) e Março (efeito Páscoa). O ajuste foi de 2,8 p.p. para o GPA Alimentar, sendo aproximadamente 3,8 p.p. no Multivarejo e 0,5 p.p. no Assaí.
(2) Inclui as vendas de duas lojas já convertidas de Extra Hiper para Assaí, que contribuíram em 0,6 p.p para o Alimentar e 1,9 p.p. para o Assaí
Para o release completo, clique aqui.