Perguntas Mais Frequentes

 

Quais são as unidades de negócio que o GPA opera?

O GPA mantém uma estrutura multiformato, que permite atender às necessidades de consumidores de diferentes regiões e classes socioeconômicas com um equilíbrio entre supermercados (Pão de Açúcar, Extra Supermercado, Mercado Extra e Compre Bem), hipermercados (Extra Hiper), lojas de proximidade (Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar), atacado de autosserviço (Assaí), operações de comércio eletrônico de alimentos (paodeacucar.com e clubeextra.com.br), postos de combustível e drogarias. Desde novembro de 2019, atua também no varejo da Colombia, Argentina e Uruguai, através de formatos de supermercado (Éxito, Géant, Libertad, Carulla, Disco e Devoto) e atacado (Surti Mayorista, Super Inter e Surtimax). Veja mais.

Topo

Como e onde o GPA divulga suas informações?

Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado do GPA são divulgados de maneira simultânea na CVM/B3, na Securities and Exchange Commission (SEC), e na área de relações com investidores do website da Companhia (www.gpari.com.br), além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações.

As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente no Diário Oficial do Estado de São Paulo e em um veículo de grande circulação nacional. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website do GPA (www.gpari.com.br). Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo (www.b3.com.br), Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br) e na SEC (www.sec.gov).

Adicionalmente, você pode cadastrar-se no E-mail Alert do site do GPA para receber as informações periódicas divulgadas pela Companhia ao mercado.

Topo

Qual a periodicidade das informações financeiras do Grupo?

O GPA divulga seus resultados trimestralmente (ITR e Resultados trimestrais), segundo os princípios contábeis brasileiros (BR GAAP), e divulga seus resultados anuais (DFP e 20F), sendo que o relatório 20F, conforme o disposto na legislação norte-americana, é divulgado segundo os princípios contábeis norte-americanos (US GAAP).

Topo

Como posso contatar a área de Relações com Investidores da Companhia?

Para informações a respeito de investimentos em ações do GPA, contate-nos pelo telefone +55 11 3886-0421 ou pelo e-mail: gpa.ri@gpabr.com.

Para outras informações, clique aqui ou contate-nos pelo telefone +55 11 3886-0533.

Isabela Cadenassi

Ana Carolina Pires Bastos Branco

Daniel Morais Silva

Danielle Aline de Alencar Hernandes

Sergio Tonidandel Junior

Departamento de Relações com Investidores
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3142
Jardim Paulista CEP 01402-901
São Paulo SP Brasil

Topo

Qual a política de dividendos do GPA?

Em 3 de agosto de 2009, o Conselho de Administração da CBD aprovou a adoção de uma nova política de dividendos pela Companhia, consistente na possibilidade de pagamento de dividendos intermediários, com periodicidade trimestral, mediante aprovação do Conselho de Administração, “ad referendum” da Assembleia Geral de Acionistas, nos termos do § 3º, do artigo 35, do Estatuto Social da Companhia. Após o encerramento de cada exercício social e aprovação das correspondentes demonstrações financeiras, a Companhia garante aos acionistas o dividendo mínimo obrigatório, calculado nos termos da Lei das Sociedades por Ações, deduzida a parcela de dividendos adiantada ao longo de cada exercício social.

Saiba mais.

Topo

Onde são negociadas as ações do GPA?

As ações do GPA estão registradas para negociação na B3 sob o código “PCAR3”, admitidas à negociação no Novo Mercado, e na NYSE – New York Stock Exchange, sob o código “CBD”, em forma de ADR.

Topo

O que é ADR?

ADR significa American Depositary Receipt. São recibos de depósitos, que equivalem a ações do GPA e são negociados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Dessa forma, investidores estrangeiros que desejam investir no GPA podem transacionar os ADRs ao invés das ações diretamente na B3.

Topo

Como investir em ações?

Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da B3. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores de São Paulo oferece materiais de consulta sobre o Mercado de Ações. Conheça o Guia Online do Mercado de Ações.

Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da Bovespa que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet. Confira a lista das Corretoras que oferecem Home Broker.

Topo

Quais são os bancos depositários do GPA?

Brasil
Itaú Corretara de Valores S.A.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 3400 10º floor
04538-132 – São Paulo – SP
Estados Unidos

JPMorgan Chase Bank, N.A.

Corretoras/Investidores Institucionais:
J.P. Morgan Depositary Receipts
4 New York Plaza, 12th Floor
New York, NY 10004
Tel. 1 (866) JPM ADRS
adr@jpmorgan.com

Acionistas Pessoa Física:
JPMorgan Chase Bank, N.A.
P.O. Box 64504
St. Paul, MN 55164-0854
Toll Free: 1 (800) 990 1135
Tel: +1 (651) 453-2128
jpmorgan.adr@wellsfargo.com

 

Topo

Qual o Nível de Governança Corporativa da B3 do qual o GPA faz parte?

O GPA faz parte do segmento Novo Mercado da B3, que é composto por empresas com alto nível de governança corporativa no Brasil.

Topo

Quais são as principais exigências a serem seguidas por companhias que fazem parte do Novo Mercado da B3?

A Companhia que faz parte do Novo Mercado é aquela que se compromete, principalmente, com a transparência na prestação de informações a seus públicos de relacionamento, bem como sua manutenção da sua dispersão acionária.

As principais exigências do Novo Mercado são:

  • O capital deve ser composto exclusivamente por ações ordinárias com direito a voto (1 ação = 1 voto);
  • No caso de alienação do controle, todos os acionistas têm direito a vender suas ações pelo mesmo preço (tag along de 100%) atribuído às ações detidas pelo controlador;
  • Obrigação de se ter área de Auditoria Interna, Compliance e Comitê de Auditoria (estatutário ou não estatutário);
  • Em caso de saída da empresa do Novo Mercado, realização de oferta pública de aquisição de ações (OPA) por valor justo, sendo que, no mínimo, 1/3 dos titulares das ações em circulação devem aceitar a OPA ou concordar com a saída do segmento;
  • O conselho de administração deve contemplar, no mínimo, 2 ou 20% de conselheiros independentes, o que for maior, com mandato unificado de, no máximo, dois anos;
  • A empresa se compromete a manter, no mínimo, 25% das ações em circulação (free float), ou 15%, em caso de ADTV (average daily trading volume) superior a R$ 25 milhões;
  • Estruturação e divulgação de processo de avaliação do conselho de administração, de seus comitês e da diretoria;
  • Elaboração e divulgação de políticas de (i) remuneração; (ii) indicação de membros do conselho de administração, seus comitês de assessoramento e diretoria estatutária; (iii) gerenciamento de riscos; (iv) transação com partes relacionadas; e (v) negociação de valores mobiliários;
  • Divulgação simultânea, em inglês e português, de fatos relevantes, informações sobre proventos e press releases de resultados;
  • Divulgação mensal das negociações com valores mobiliários de emissão da empresa pelos e acionistas controladores.

Para mais detalhes, consulte o Regulamento do Novo Mercado.

Topo

Qual a estrutura acionária do GPA?

A estrutura acionaria é atualizada periodicamente e pode ser visualizada na seção de Governança Corporativa.

Topo