Notícias

RESULTADOS 4T18 e 2018

GPA Alimentar mais do que duplica o lucro líquido, atingindo a marca de R$ 1,3 bilhão em 2018
Melhor desempenho do Multivarejo dos últimos anos, com maior ritmo de crescimento da receita resultando em ganhos de market share e evolução do lucro perto de 5x
Assaí apresentou continuidade do elevado desempenho de vendas e aceleração do lucro, que quase dobrou no ano, com margem líquida de 4,6%

GPA Alimentar:

  • Receita bruta atingiu R$ 15,2 bilhões no 4T18, com manutenção do forte crescimento de 12,1%, resultado da contínua melhora do Multivarejo e do sólido desempenho do Assaí. No ano, a receita bruta totalizou R$ 53,6 bilhões, expressiva evolução de 10,7%;
  • Elevada expansão do EBITDA ajustado no 4T18 de 29,4%, atingindo R$ 801 milhões, e evolução da margem de 0,7 p.p. para 5,7%. Em 2018 a margem EBITDA ajustada apresentou crescimento de 0,6 p.p. para 5,8%, resultado da evolução em linha com o guidance no Multivarejo e superior às expectativas no Assaí;
  • Robusto crescimento do lucro líquido no trimestre, superior em 88,1%, totalizando R$ 471 milhões. A margem líquida expandiu 1,4p.p. para 3,4% no 4T18. No ano, o lucro foi de R$ 1,3 bilhão, dobrando a margem líquida para 2,6%;
  • Sólida estrutura financeira através da manutenção do baixo nível de alavancagem, que atingiu -0,32x EBITDA;
  • Foco na adequação do portfólio de lojas buscando reforçar a presença multicanal, multiformato e multiregião, com maior aderência à demanda do mercado consumidor. Essa evolução tem se traduzido em crescimento real das vendas e acima do mercado, com progressão dos resultados em todos os segmentos.

Multivarejo:

  • Receita bruta de R$ 7,9 bilhões no 4T18, com crescimento ‘mesmas lojas’ de 4,5%, confirmando a retomada da evolução desde março. No ano o faturamento alcançou R$ 28,7 bilhões, com ganhos de market share e destaque para as bandeiras Extra Hiper e Pão de Açúcar;
  • Fortalecimento do projeto de Transformação Digital: (i) maior penetração das ferramentas de fidelização e personalização "Meu Desconto" e "Meus Prêmios", duplicando o número de downloads para mais de 7,5 milhões; (ii) forte crescimento do e-commerce alimentar de 63,5% no 4T18, reafirmando a liderança no setor; (iii) aquisição da James Delivery e parceria estratégica com Cheftime para reforçar a estratégia omnicanal;
  • Reposicionamento de Marcas Exclusivas: aumento da penetração para cerca de 11,5%, com o objetivo de elevar a penetração para 20% até 2020 através de inovação e lançamento de novos produtos;
  • Forte diluição das despesas operacionais de 1,5 p.p. no 4T18, resultado da redução das despesas de pessoal e controle rigoroso das despesas gerais. No ano, as despesas foram diluídas em 0,8 p.p. e houve redução nominal de 2,2%, apesar da inflação no período;
  • Significativa expansão do EBITDA ajustado de 21,2%, totalizando R$ 400 milhões no trimestre. A evolução da margem foi de 0,8 p.p., totalizando 5,5%. No ano, o EBITDA ajustado atingiu R$ 1,5 bilhão (+13,0%), com margem de 5,5%, 0,5 p.p. superior a 2017;
  • Lucro líquido atingiu R$ 120 milhões, com margem líquida de 1,6% no 4T18, revertendo o prejuízo do ano anterior. Em 2018 o lucro foi quase 5x superior ao de 2017, totalizando R$ 246 milhões.

Assaí:

  • Receita bruta totalizou R$ 7,3 bilhões, mantendo mais um trimestre de forte ritmo de crescimento (+23,6%) e adição de R$ 1,4 bilhão de vendas, com ganhos de market share. No ano, a receita totalizou R$ 24,9 bilhões, uma expressiva evolução de 24,2%, adicionando R$ 4,9 bilhões de vendas em relação a 2017;
  • Importante crescimento de 9,9% de vendas ‘mesmas lojas‘ no trimestre, resultado de novas dinâmicas comerciais, campanhas assertivas de marketing e ajustes no sortimento de produtos;
  • Inauguração de 10 novas lojas no trimestre em 6 estados distintos, encerrando o ano com 18 novas unidades e reforçando o compromisso com a manutenção do crescimento para o próximo ano;
  • A margem bruta foi de 16,0% no trimestre, em linha com a margem bruta do 4T17. No ano houve expansão de 0,3 p.p. da margem bruta, como reflexo principalmente da maturação acelerada das lojas novas;
  • Forte diluição das despesas operacionais de 0,6 p.p. no 4T18, mesmo com o processo acelerado de expansão das lojas, resultado da maior eficiência das despesas;
  • O EBITDA ajustado alcançou R$ 401 milhões no 4T18, relevante crescimento de 38,7%, com evolução de 0,7 p.p. na margem para 6,0%. Dessa forma, totalizou R$ 1,4 bilhão no ano, 34,1% acima de 2017, e expandindo a margem em 0,4 p.p. para 6,0%;
  • Expansão robusta do lucro líquido de 37,9% para R$ 351 milhões no 4T18, com margem líquida de 5,2%. No ano, o lucro foi de R$ 1,1 bilhão e crescimento de 95,2%, com margem de 4,6%.

Para o release completo, clique aqui.

TELECONFERÊNCIA E WEBCAST
Quinta-Feira, 21 de fevereiro de 2019
10:30h (horário de Brasília) | 8:30h (NY) | 13:30h (Londres)
Conferência em português (idioma original)
+55 (11) 3181-8565
Webcast: clique aqui.

Conferência em inglês (tradução simultânea)
+1 412 717-9224
Webcast: clique aqui.

Replay: +55 (11) 3193-1012 ou +55 (11) 2820-4012
Código para áudio em português: 1932275#
Código para áudio em inglês: 1779586#
O áudio da teleconferência estará também disponível no http://www.gpari.com.br/.

Os participantes devem conectar-se aproximadamente 5 minutos antes do início da teleconferência.

***

Última Atualização em 20 de Fevereiro de 2019