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São Paulo, 19 de fevereiro de 2018 - O GPA [B3: PCAR4; e NYSE: CBD] anuncia os resultados do 4T17. Os comentários referem-se ao resultado consolidado do Grupo ou unidades de negócio. As comparações são referentes ao mesmo período de 2016, exceto onde indicado de outra forma.

Receita líquida anual cresceu 8,2%(1) com evolução de 27,8%(1) no Assaí

EBITDA ajustado(*) do GPA Alimentar de R$ 2,3 bilhões no ano (+22,3%) e avanço da margem de 4,6% para 5,2%

Despesas operacionais diluíram 0,6 p.p. em relação a 2016

Lucro líquido dos acionistas controladores da Companhia totalizou R$ 619 milhões, revertendo o prejuízo frente a 2016


Destaques operacionais

Multivarejo:

  • As vendas líquidas totalizaram R$ 26,2 bilhões no ano e crescimento no conceito ‘mesmas lojas’ de 0,7%(1), com ganho de market share de 0,6 p.p no acumulado do ano (fonte Nielsen);
  • Programa Meu Desconto atingiu mais de 4 milhões de downloads, com apenas 7 meses de programa. A base total de clientes fidelizados passou de cerca de 12 milhões para 14 milhões de clientes;
  • Margem EBITDA ajustada(*) alcançou 5,0% em 2017, +0,2 p.p. em relação a 2016, em função principalmente da melhor margem bruta, resultado das novas dinâmicas comerciais implementadas ao longo do ano, e da disciplina no controle das despesas, mesmo com a melhoria na qualidade do serviço nas lojas
  • No 4T17 a Margem EBITDA ajustada(*) foi de 4,7%, impactada por: (i) forte deflação de alimentos (~1,1 p.p.), enquanto os demais componentes das despesas continuaram a sofrer impacto inflacionário; (ii) despesas adicionais em função do incêndio no CD de Osasco (~0,15 p.p.), (iii) reforma de 50 lojas Pão de Açúcar, sendo 11 no conceito full, que impactou o desempenho de vendas de lojas com um peso significativo nas vendas da bandeira (~0,1 p.p.).

Assaí:

  • Faturamento bruto atingiu R$ 20,1 bilhões no ano com forte crescimento de 28,0%(1) no total e de 11,4%(1)(2) no conceito ‘mesmas lojas’, mesmo num cenário de intensa deflação. Ao longo do ano, a bandeira registrou consistente crescimento de clientes e volume, acompanhado de ganhos de market share;
  • As vendas também foram impulsionadas pelo enriquecimento das dinâmicas comerciais com o ‘Aniversário Assaí’ e com o lançamento da ‘Black Friday’, com destaque para a categoria de bazar;
  • Em menos de 3 meses foram emitidos cerca de 100 mil cartões Passaí, em 75 lojas, gerando um ticket médio 50% superior, decorrente da atrativa proposta de valor para o cliente (preço de atacado independentemente da quantidade comprada);
  • Margem EBITDA ajustada(*) atingiu 5,3% no 4T17, o que demonstra a eficiência do formato em um contexto de forte expansão orgânica e de deflação de alimentos. No ano alcançou 5,6%, +1,4 p.p. vs. 2016 e crescimento nominal de 68,0%;
  • Assaí encerrou o ano com 126 lojas, com recorde de 20 novas lojas abertas sendo 5 lojas orgânicas e 15 conversões de Extra Hiper que cresceram o faturamento em cerca de 2,5x;
  • Assaí representou 41,3% das vendas do GPA Alimentar em 2017, evolução de 6,4 p.p. vs 2016.

Destaques financeiros

  • O resultado financeiro atingiu -1,6% da receita líquida, melhoria de 0,6 p.p. em relação a 2016;
  • O lucro líquido dos acionistas controladores totalizou R$ 619 milhões e margem de 1,4%, impulsionado pela evolução de 91,0% no Assaí e a recuperação do Multivarejo, que voltou a gerar lucro;
  • Sólida capacidade financeira: Dívida líquida(3) reduziu R$ 162 milhões vs. 2016. A relação dívida líquida(3)/EBITDA reduziu para -0,15x vs. -0,32x em 2016.

Perspectivas

  • Prioridades estratégicas: Nossa estratégia para os anos 2018-2020 é de construir um crescimento sustentável e robusto de nossas operações alimentares, alavancando nossa presença multicanal e multiformato para oferecer a cada consumidor brasileiro as melhores e mais inovadoras ofertas e serviços.
  • Ambiente econômico e evolução dos negócios: A forte queda dos preços dos alimentos ao longo de 2017 dificultou o desempenho do setor varejista, com desemprego ainda elevado e nível de consumo desafiador. No entanto, o GPA atingiu crescimentos acima do mercado (ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados e IBGE- Pesquisa Mensal de Comércio) desde o 3T16, além de ganhos de market share no Extra Hiper e no Assaí em todas as medições da Nielsen ao longo do ano, assim como a estabilidade nos demais formatos.

(1) No 4T17 o ajuste calendário foi de -0,3 p.p. para o GPA Alimentar, sendo -0,7 p.p. no Multivarejo e -0,2 p.p. no Assaí. Em 2017 o ajuste foi de -0,5 p.p. para o GPA Alimentar, sendo -0,7 p.p. no Multivarejo e -0,5 p.p. no Assaí. (2) Inclui as lojas convertidas que contribuíram 3,1 p.p. em 2017. (3) Inclui R$ 414 milhões de recebíveis de cartão de crédito não descontados no 4T17 e R$ 241 milhões no 4T16 . (*) Excluindo os efeitos não recorrentes, conforme detalhado no capítulo "Desempenho Operacional por Negócio".
(3) Inclui R$ 414 milhões de recebíveis de cartão de crédito não descontados no 4T17 e R$ 241 milhões no 4T16 .

Clique no link abaixo para acessar:

Release de Resultados 4T17

TELECONFERÊNCIA E WEBCAST
20 de fevereiro de 2018
10:30h (horário de Brasília) | 8:30h (NY) | 13:30h (Londres)
Conferência em português (idioma original)
+55 (11) 3193-1001 ou 2820-4001
Webcast: clique aqui.

Conferência em inglês (tradução simultânea)
+1 646 828-8246
Webcast: clique aqui.

Replay: +55 (11) 3193-1012 ou +55 (11) 2820-4012
Código para áudio em português: 1897102#
Código para áudio em inglês: 8622189#
O áudio da teleconferência estará também disponível no http://www.gpari.com.br/.

Os participantes devem conectar-se aproximadamente 5 minutos antes do início da teleconferência.

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Última Atualização em 19 de Fevereiro de 2018