Perguntas Mais Frequentes

Quais são as unidades de negócio que o GPA opera?

O GPA mantém uma estrutura multiformato, que permite atender às necessidades de consumidores de diferentes regiões e classes socioeconômicas com um equilíbrio entre supermercados (Pão de Açúcar e Extra Supermercado), hipermercados (Extra Hiper), lojas de proximidade (Minimercado Extra), atacado de autosserviço (Assaí), postos de combustível e drogarias além de lojas de produtos eletrônicos (Ponto Frio e Casas Bahia) e operações de comércio eletrônico (Extra.com.br, PontoFrio.com.br e CasasBahia.com.br). Veja mais.

Topo

Como e onde o GPA divulga suas informações?

Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado do GPA são divulgados de maneira simultânea na CVM/Bovespa, na Securities and Exchange Commission (SEC), e na área de relações com investidores do website da Companhia (www.gpari.com.br), além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações.

As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente no Diário Oficial do Estado de São Paulo e em um veículo de grande circulação nacional. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website do GPA (www.gpari.com.br). Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo (www.bmfbovespa.com.br), Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br) e na SEC (www.sec.gov).

Adicionalmente, você pode cadastrar-se no E-mail Alert do site do GPA, de forma a receber as informações periódicas divulgadas pela Companhia ao mercado.

Topo

Qual a periodicidade das informações financeiras do Grupo?

O GPA divulga seus resultados trimestralmente (ITR e Resultados trimestrais), segundo os princípios contábeis brasileiros (BR GAAP), e divulga seus resultados anuais (DFP e 20F), sendo que o relatório 20F, conforme o disposto na legislação norte-americana, é divulgado segundo os princípios contábeis norte-americanos (US GAAP).

Topo

Como posso contatar a área de Relações com Investidores da Companhia?

Para informações a respeito de investimentos em ações do GPA e/ou Viavarejo, clique aqui ou contate-nos pelo telefone +55 11 3886-0421 ou pelo email: gpa.ri@gpabr.com.

Para outras informações, clique aqui ou contate-nos pelo telefone +55 11 3886-0533.

Daniela Sabbag

Isabela Cadenassi

Victor Manuel Diaz Silvera

Sarah Lahaliyed Hatia

Matheus Fujisawa

Departamento de Relações com Investidores
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3142
Jardim Paulista CEP 01402-901
São Paulo SP Brasil

Topo

Qual a política de dividendos do GPA?

Em 03 de julho de 2009, o Conselho de Administração da CBD aprovou a adoção de uma nova política de dividendos pela Companhia, consistente no pagamento de dividendos intermediários, com periodicidade trimestral, mediante aprovação do Conselho de Administração, "ad referendum" da Assembleia Geral de Acionistas, nos termos do § 3º, do artigo 35, do Estatuto Social da Companhia, em um montante equivalente a 25% de nosso lucro líquido ajustado. O lucro líquido ajustado é o lucro líquido acrescido ou diminuído de: montantes destinados à constituição da reserva legal; montantes destinados à constituição da reserva para contingências e acrescido da reversão das reservas de contingências formadas em exercícios anteriores; montantes destinados à reserva estatutária, se houver; montantes destinados à reserva de lucros a realizar; montantes destinados à reserva de lucros acumulados; e reversão dos montantes destinados à reserva de lucro a realizar, quando realizado e não absorvido pelos prejuízos. O pagamento do dividendo obrigatório poderá ser limitado ao montante do lucro líquido do exercício que tiver sido realizado no exercício fiscal, desde que a diferença seja registrada como reserva de lucros a realizar.

As ações preferenciais têm o direito a: prioridade no recebimento de um dividendo mínimo preferencial anual, não cumulativo, de R$ 0,075 por ação preferencial; prioridade no reembolso de capital, sem prêmio, no caso de liquidação; participação em termos equivalentes às ações ordinárias na distribuição de ações bonificadas, resultantes da capitalização de reservas de lucros acumulados e recebimento do dividendo obrigatório que é 10% superior ao dividendo de cada ação ordinária, inclusive, para fins desse cálculo, na soma do dividendo total pago às ações preferenciais, o montante pago a título de dividendo mínimo preferencial anual não cumulativo equivalente a R$ 0,075 por ação. Saiba mais.

Topo

Onde são negociadas as ações do GPA?

As ações do GPA estão registradas para negociação na Bovespa sob o código "PCAR4", admitidas à negociação no Nível I de Governança Corporativa da Bovespa, e na NYSE - New York Stock Exchange, sob o código "CBD", em forma de ADR.

Topo

O que é ADR?

ADR significa American Depositary Receipt. São recibos de depósitos, que equivalem a ações do GPA e são negociados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Dessa forma, investidores estrangeiros que desejam investir no GPA podem transacionar os ADRs ao invés das ações diretamente na Bovespa.

Topo

Como investir em ações?

Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da BM&FBovespa. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores de São Paulo oferece materias de consulta sobre o Mercado de Ações. Conheça o Guia Online do Mercado de Ações.

Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da Bovespa que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet. Confira a lista das Corretoras que oferecem Home Broker.

Topo

Quais são os bancos depositários do GPA?

Brasil
Itaú Corretara de Valores S.A.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 3400 10º floor
04538-132 - São Paulo - SP
Estados Unidos

JPMorgan Chase Bank, N.A.

Corretoras/Investidores Institucionais:
J.P. Morgan Depositary Receipts
4 New York Plaza, 12th Floor
New York, NY 10004
Tel. 1 (866) JPM ADRS
adr@jpmorgan.com

Acionistas Pessoa Física:
JPMorgan Chase Bank, N.A.
P.O. Box 64504
St. Paul, MN 55164-0854
Toll Free: 1 (800) 990 1135
Tel: +1 (651) 453-2128
jpmorgan.adr@wellsfargo.com


Topo

Qual o Nível de Governança Corporativa da Bovespa do qual o GPA faz parte?

O GPA segue as exigências do Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa.

Topo

Quais são as principais exigências a serem seguidas por companhias que fazem parte do Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa?

A Companhia Nível 1 é aquela que se compromete, principalmente, com a melhoria na prestação de informações ao mercado e com a dispersão acionária.

As principais exigências do Nível 1 são:

  • Melhoria nas informações prestadas, adicionando às Informações Trimestrais (ITRs), entre outras: demonstrações financeiras consolidadas e a demonstração dos fluxos de caixa.
  • Melhoria nas informações relativas a cada exercício social, adicionando às Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs), entre outras, a demonstração dos fluxos de caixa.
  • Melhoria nas informações prestadas, adicionando às Informações Anuais (IANs), entre outras: a quantidade e características dos valores mobiliários de emissão da companhia detidos pelos grupos de acionistas controladores, membros do Conselho de Administração, diretores e membros do Conselho Fiscal, bem como a evolução dessas posições.
  • Realização de reuniões públicas com analistas e investidores, ao menos uma vez por ano.
  • Apresentação de um calendário anual, do qual conste a programação dos eventos corporativos, tais como assembléias, divulgação de resultados etc.
  • Divulgação dos termos dos contratos firmados entre a companhia e partes relacionadas.
  • Divulgação, em bases mensais, das negociações de valores mobiliários e derivativos de emissão da companhia por parte dos acionistas controladores.
  • Manutenção em circulação de uma parcela mínima de ações, representando 25% (vinte e cinco por cento) do capital social da companhia.
  • Quando da realização de distribuições públicas de ações, adoção de mecanismos que favoreçam a dispersão do capital e melhoria na qualidade das informações contidas no respectivo prospecto.

Para mais detalhes, consulte o Regulamento de Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa Nível 1.

Topo

Qual a estrutura acionária do GPA?

A estrutura acionaria é atualizada periodicamente e pode ser visualizada na seção de Governança Corporativa.

Topo

Quais as principais diferenças entre as ações ON e PN emitidas pelo GPA?

Ação Ordinária: Ação que confere ao titular os direitos essenciais do acionista, especialmente participação nos resultados da Companhia e direito de voto em Assembléias. A cada ação ordinária corresponde um voto nas deliberações da Assembléia Geral.

Ação Preferencial: Ação que confere ao titular: (a) prioridade na distribuição de dividendo, fixo ou mínimo; (b) prioridade no reembolso do capital, com prêmio ou sem ele , (c) acumulação dessas preferências e vantagens.