Conselho Fiscal e Comitês

Conselho Fiscal

Composto atualmente por três membros titulares e respectivos suplentes, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração, por meio do qual, os acionistas podem fiscalizar a gestão dos negócios sociais. As principais responsabilidades do Conselho Fiscal é fiscalizar os atos dos administradores, opinar sobre as demonstrações financeiras da Companhia e relatar as observações aos acionistas.

A Companhia possui um Conselho Fiscal de caráter não permanente, sendo que sua instalação foi deliberada na Assembleia Geral de Acionistas da Companhia, realizada no dia 26 de abril de 2017, nos termos da Lei das Sociedades por Ações e de seu Estatuto Social. Abaixo segue a composição do Conselho Fiscal para o mandato de um ano:

Titulares Suplentes
Eduardo da Silva Flores Jerônimo Antunes
Fernando Dal-Ri Murcia Bruno Meirelles Salotti
Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima Heraldo Gilberto de Oliveira

Comitês

  • Auditoria

Composto por quatro membros, suas principais atribuições são analisar e monitorar a qualidade e integridade das informações trimestrais, das demonstrações financeiras e do relatório da administração da Companhia, avaliar a efetividade e a suficiência da estrutura de controles internos e dos processos de auditoria interna e independente da Companhia, tomar conhecimento e analisar as transações com partes relacionadas, avaliar e monitorar as exposições de risco da Companhia, propor a indicação dos auditores independentes bem como sua substituição, e elaborar relatório anual, a ser apresentado juntamente com as demonstrações financeiras, contendo, no mínimo, as seguintes informações: (i) as atividades exercidas no período, os resultados e conclusões alcançados; (ii) a avaliação da efetividade dos sistemas de controles internos e de gerenciamento de riscos; (iii) a descrição das recomendações apresentadas à administração e as evidências de sua implementação; (iv) a avaliação da efetividade das auditorias independente e interna; (v) a avaliação da qualidade dos relatórios financeiros, de controles internos e de gerenciamento de riscos; e (vi) quaisquer situações nas quais exista divergência significativa entre a administração, os auditores independentes e o Comitê em relação às demonstrações financeiras da Companhia. São membros deste comitê: Nelson Carvalho (coordenador e membro externo), Eleazar de Carvalho Filho, Celso Clemente Giacometti e Pedro Oliva Marcílio de Souza (membro externo).

  • Financeiro

Composto por três membros, suas principais atribuições são revisar a viabilidade financeira/econômica dos planos e programas de investimentos; revisar e recomendar medidas de negociação de qualquer fusão e aquisição ou de qualquer transação semelhante em que estejamos envolvidos, bem como quaisquer de nossas controladas, acompanhando qualquer transação e negociação relativa a tais operações; revisar o fluxo de caixa, política de endividamento e estrutura de capital; acompanhar e supervisionar a implementação e a realização do plano anual de investimentos; acompanhar o custo médio da estrutura de capital e efetuar sugestões de modificações sempre que considerado necessário; e revisar e recomendar oportunidades relacionadas com as transações de financiamento que possam melhorar a estrutura de capital. São membros deste comitê: Eleazar de Carvalho Filho (presidente), Arnaud Daniel Charles Walter Joachim Strasser e José Gabriel Loaiza Herrera.

  • Recursos Humanos e Remuneração

O Comitê de Recursos Humanos e Remuneração é responsável por examinar candidatos a membro do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva, revisar e discutir a remuneração da administração e o plano de opção de compra de ações, propor critérios para a avaliação de desempenho dos gerentes e definir as políticas de remuneração e de incentivo para eles e revisar os métodos de recrutamento e seleção adotados pela Companhia, entre outras atribuições.

Formado por cinco membros, é responsável por examinar os candidatos a membro do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva; revisar e discutir a remuneração da administração; propor critérios para a avaliação de desempenho dos administradores; revisar os métodos de recrutamento e contratação adotados na Companhia entre outras atividades. As reuniões são realizadas a cada bimestre. São membros deste comitê: Arnaud Daniel Charles Walter Joachim Strasser (presidente), Carlos Mario Diez Gomez, Carlos Mario Giraldo Moreno, Ronaldo Iabrudi dos Santos Pereira e Yves Desjacques.

  • Desenvolvimento Sustentável

Este comitê criado em 2009 tem como objetivos aprovar as orientações estratégicas do GPA e dos seus negócios sobre o tema sustentabilidade e promover as políticas e iniciativas de sustentabilidade ao nível da Liderança e do Conselho de Administração. Suas atribuições são de acompanhar macro indicadores, avaliar as políticas críticas / alto impacto e práticas sustentáveis, fundamentadas nas dimensões econômica, ambiental e social, para promover o desenvolvimento sustentável e disseminá-lo em todas as atividades, estratégias e relacionamentos, assim como avaliar propostas de investimento e projetos da Companhia sob a ótica da sustentabilidade. São membros deste comitê: Luiz Augusto Castro Neves (presidente), Helio Mattar (membro externo) e Ronaldo Iabrudi dos Santos Pereira.

  • Governança Corporativa

Criado em 2012, este comitê é responsável por assegurar a adoção das melhores práticas de governança corporativa na Companhia, acompanhar a observância dos requisitos exigidos pela legislação brasileira de direito societário e de mercado de capitais, bem como de órgãos de fiscalização do mercado de valores mobiliários aos quais a Companhia esteja submetida, entre outras atribuições. São membros deste comitê: Maria Helena dos Santos Fernandes Santana (presidente), Arnaud Daniel Charles Walter Joachim Strasser, Carlos Mario Giraldo Moreno, Luiz Augusto Castro Neves e Ronaldo Iabrudi dos Santos Pereira.